Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

26

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 77 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Psoríase Ostrácea - Relato de Caso

Ostraceous Psoriasis - Case Report


CESAR DUÍLIO VAREJÃO BERNARDI1, JOEL SCHWARTZ2, SERGIO ALEJANDRO MARTINEZ LECOMPTE3, ELISA GOBBATO TREZ4

1Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
2Professor Assistente, Departamento de Medicina Interna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
3Residente do 3o ano, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil.
4Residente do 2o ano, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil

Recebido em 26.01.1999. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 21.08.1999. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Casa Hospital, Porto Alegre, Brasil.

Correspondência:
Joel Schwartz Rua Iguaçu 463/301 CEP: 90470-430 Porto Alegre - RS - Brasil Tel: 55 51 3338 24 26 Fax: 55 51 3338 72 75 "e-mail":jsch@uol.com.br

 

Resumo

A psoríase ostrácea é uma variante clínica rara de psoríase, descrita pela primeira vez por Deutch, em 1898. Essa forma clínica é caracterizada por lesões córneas exuberantes, com face côncava interna que apresenta camadas concêntricas de diferentes cores, assemelhando-se a uma ostra; clinicamente deve ser diferenciada de outras variantes similares, como psoríase rupióide, elephantine e pseudocórnea. Os autores relatam o caso de uma paciente que apresentou psoríase ostrácea aos 50 anos.

Palavras-chave: PSORÍASE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações