Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 82 Número 3




Voltar ao sumário

 

Investigação

Correlação entre fotoproteção e concentrações de 25 hidroxi-vitamina D e paratormônio

Correlation between photoprotection and 25 hydroxyvitamin D and parathyroid hormone levels


MARCUS ANTONIO MAIA DE OLIVAS FERREIRA1, SERGIO SETSUO MAEDA2, CAROLINA REATO MARÇON3

1Professor adjunto da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Departamento de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Chefe de clínica adjunto da Clínica de Dermatolgia da Santa Casa de São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-assistente da disciplina de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
3Residente do Departamento de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 10.07.2006 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.05.2007 *Trabalho realizado na Clínica de Dermatologia do Departamento de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SP), Brasil. Como citar este artigo: Maia M, Maeda S, Marçon C. Correlação entre fotoproteção e concentrações de 25 hidroxi-vitamina D e paratormônio. An Bras Dermatol. 2007;82(3): 233-7.

Correspondência:
Marcus Maia Rua Turiaçu 143 - cj. 123, 05005 001 - São Paulo - SP Tel: (11) 36663393 "E-mail":marcusmaiasp@uol.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS - A preocupação com o risco de câncer da pele levou à difusão da fotoproteção em larga escala, e atualmente se discute se haveria, associado a essa recomendação, risco para o desenvolvimento de hipovitaminose D. OBJETIVOS -Avaliar em pacientes orientados para proteção solar, o estado atual de seu estoque de vitamina D. MÉTODOS - Avaliaram-se as concentrações de 25 hidroxivitamina D (25OHD e do hormônio da paratireóide (PTH) em grupos de indivíduos com e sem orientação para fotoproteção, moradores da cidade de São Paulo. RESULTADOS - Encontrou-se diferença significativa entre os níveis de 25OHD, maiores no grupo fotoexposto, 35,4ng/mL [21,86- 72,20], em relação ao fotoprotegido, 29,2ng/mL [23,10-45,80]. Também houve diferença com relação ao PTH, maior no grupo fotoexposto, 29,8pg/mL [18,98-73,94], do que no fotoprotegido, 19,24pg/mL [8,06-66,18]. CONCLUSÕES - Apesar dessas diferenças, não havia indivíduos deficientes de vitamina D nessa amostra, e os níveis de PTH mantiveram- se dentro dos valores de normalidade. A radiação ultravioleta solar do cotidiano foi suficiente para promover uma síntese adequada de 25OHD.

Palavras-chave: HORMÔNIO PARATIREÓIDEO, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, OSTEOMALACIA, PROTETORES DE RAIOS SOLARES, VITAMINA D

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações