3
dias para responder ao Questionário Online
3
dias para responder ao Questionário Online
Acesso Restrito:
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Volume 70 Número 1
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
Caso Clínico
Corno cutâneo: estudo retrospectivo de 514 casos
Corno cutâneo: estudo retrospectivo de 514 casos
CYRO FESTA NETO1, SILVIA FALDA2, EVANDRO ARARIGBOIA RIVITTI3
1Professor Assistente
2Médico residente
3Professor Titular
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.12.94._ *Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia (Chefe do Serviço: Prof. Evandro A. Rivitti), Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.
Correspondência:
Cyro Festa Neto
Rua Tabapuã, 649/56
São Paulo SP 04533-012
Estudo retrospectivo de 514 cornos cutâneos a partir de laudos anatomopatológicos. No estudo os cornos cutâneos, com grande frequência, têm como base histopatológica lesões pré-malignas (49,2%) e malignas (25,2%). Das lesões pré-malignas, a mais frequente é a ceratose actínica; e, das malignas, o carcinoma espinocelular. Esse fato por si demonstra a importância dessa patologia. A grande influência da ação actínica na gênese dessas lesões fica sugerida pela incidência maior, ainda que não exclusiva, nas áreas expostas. Fica demonstrada a importância da exérese e do estudo histopatológico dessas lesões para sua cura e diagnóstico definitivo.
Palavras-chave: NEOPLASIAS CUTÂNEAS