Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

32

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

32

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 52 Número 2




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Dermatose neutrofílica febril aguda (S.Sweet)


MÁRIO FERNANDO RIBEIRO DE MIRANDA1, ANTONIO DE SOUZA MARQUES2

11º Ten. Med. Aer. Médico Assistente da S/S de Dermatologia do Hospital Central da Aeronáutica Auxiliar de Ensino de Dermatologia, de licença, do Centro Bio-Médico da Universidade Federal do Pará
2Professor Adjunto e Livre-Docente de Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Trabalho realizado na Sub-Seção de Dermatologia do Hospital Central da Aeronáutica (Chefe de Clínica: Cap. Med. Aer. Dr. Roberto Bento Alves) em colaboração com o Setor de Dermatologia da Seção de Laboratório de Patologia do Hospital Central do I.A.S.E.R.J. (Chefe: Dr. Cláudio Lemos)

Correspondência:
Mario Fernando Ribeiro de Miranda Av. Padre Eutíquio nº 994 66000 - Belém - Pará

 

Resumo

Os autores apresentam um caso de Síndrome de Sweet Dermatose Neutraftlica Febril Aguda) em mulher branca de 37 anos. Aos sinais cardeais clássicos da enfermidade somaram-se lesões bolhosas, eosinofilia medular, sanguínea e tissular e leueocitose de 39.300 leucócitos/mm³ com neutrofilia e desvio para a esquerda até mielócito, manifestações consideradas de destaque no presente comunicação. Sob o ponto de vista histopatológico ocorreram alterações epidérmicas, formação de bolhas subepidérmicas e grande número de eosinófilos no infiltrado. Finalmente tecem comentários sobre a resposta terapêutica ao corticóide, considerada boa mas incompleta com as doses utilizadas.

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações