Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 52 Número 4




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Líquen Plano Induzino por Reveladores Fotográficos


SALIM AMED ALI1, NELSON GUIMARÃES PROENÇA2, HELENA MÜLLER3

1Médico do SESI e Voluntário da Disciplina de Dermatologia de FCMSCSP.
2Professor Pleno de Dermatologia, FCMSCSP.
3Professor Associado de Anatomia Patológica, FCMSCSP.

Trabalho realizado no Serviço de Medicina Industrial do SESI e na Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

Correspondência:
Salim Amed Ali Av. Pompéia 1720 CEP 05022 - São Paulo - SP

 

Resumo

Reveladores fotográficos, derivados da parafenilenodiamina, podem produzir dermatite de contacto, em trabalhadores da indústria de revelação fotográfica. Particularmente a substância conhecida como CD-2 é responsável por tal dermatite. Dois quadros dermatológicos podem ser então observados: ou uma dermatite eczematosa de contato, ou uma dermatite idêntica ao líquen plano. Os autores tiveram a oportunidade de observar e estudar dois homens que trabalhavam com reveladores fotográficos, tendo desenvolvido dermatite "lichen planus-simile". Em ambos a semelhança da dermatite ocupacional com o líquen plano era não só clínica, com também histopatológica. Os testes de contato foram positivos para as substâncias que compunham os banhos de revelação. Ambos os trabalhadores curaram quando foram afastados de secção em que trabalhavam. A propósito desta observação, os autores fizeram uma revisão da literatura médica, o que lhes permitiu fazer uma análise do estado atual de nossos conhecimentos, a respeito deste tema. Acreditam que a melhor denominação para o quadro descrito seja o de líquen plano induzido por reveladores fotográficos.

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações