Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

6

dias para responder aoQuestionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

6

dias para responder aoQuestionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 1


Voltar ao sumário

 

Investigação

Morfometria de folículos pilosos do couro cabeludo normal

Morphometry of normal scalp hair follicles


FABIANE ANDRADE MULINARI BRENNER1, FERNANDA MANFRON BATISTA ROSAS2, JOSÉ FILLUS NETO3, LUIZ FERNANDO BLEGGI TORRES4

1Médica dermatologista, mestre em Medicina Interna, professora-assistente de Dermatologia da Universidade Federal do Paraná (PR), Brasil.
2Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (PR), Brasil.
3Médico patologista, mestre em Patologia pela Universidade Federal do Paraná, professor adjunto de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (PR), Brasil.
4Médico patologista, doutor em Patologia pela Universidade de Londres, Inglaterra, Professor titular de Patologia da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PR), Brasil.

Recebido em 18.03.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.01.2006. Trabalho realizado na Universidade Federal do Paraná Departamento de Clínica Médica Serviço de Dermatologia (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Mulinari-Brenner F, Rosas FMB, Fillus Neto J, Torres LFB. Morfometria de folículos pilosos do couro cabeludo normal. An Bras Dermatol. 2006;81(1):46-52.

Correspondência:
Fabiane Mulinari Brenner Rua da Paz,195 conj. 423 80160-060 - Curitiba - PR Tel./fax: (41) 264-3755 "E-mail":fmbrenner@uol.com.br

 

Resumo

*Fundamentos:* A caracterização histológica do folículo piloso normal em humanos é escassa na literatura, considerando que o reconhecimento da arquitetura folicular normal e suas variações nas diversas áreas do couro cabeludo é fundamental para o estudo das doenças do couro cabeludo. *Objetivos:* Analisar fragmentos do couro cabeludo normal em indivíduos de raça branca quanto à área, os diâmetros máximo e mínimo dos folículos anágenos terminais. *Métodos:* Vinte necrópsias de indivíduos de raça branca, com idade variando de 20 a 78 anos, foram acompanhadas da coleta de biópsias por punch de 4mm de diâmetro em quatro áreas do couro cabeludo. Os casos foram divididos conforme o sexo em dois grupos, com 10 casos cada. A área e os diâmetros máximo e mínimo dos folículos anágenos terminais foram determinados por análise computadorizada das imagens de cortes transversais da microscopia óptica. Os resultados obtidos foram comparados entre os sexos e os locais de coleta. *Resultados:* Os resultados numéricos das áreas e diâmetro máximo e mínimo são expostos e comparados. *Conclusão:* Não houve diferença estatisticamente significativa entre o diâmetro máximo e a área folicular nas diversas regiões do couro cabeludo; entretanto, foram evidenciadas dimensões de folículos anágenos terminais maiores no sexo masculino do que no feminino.

Palavras-chave: ALOPECIA, CABELO, FOLÍCULO PILOSO, HISTOLOGIA

© 2014 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações