Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Antígenos de histocompatibilidade humanos e dermatologia: da pesquisa para a prática clínica

Human histocompatibility antigens and Dermatology: from research to clinical practice


CRÉSIO ALVES1, NARA REGINA NUNES VIEIRA2, ISADORA MEYER3, CÂNDIDA OLIVEIRA ALVES3, MARIA BETÂNIA P. TORALLES4, MARIA DE FATIMA SANTOS PAIM DE OLIVEIRA5

1Professor de Pediatria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia – UFBA - e Coordenador do Laboratório de Endocrinologia Especializada, Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Salvador (BA), Brasil.
2Acadêmica de Medicina, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP - Salvador (BA), Brasil.
3Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Bahia – UFBA - Salvador (BA), Brasil.
4Professora de Genética, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia – UFBA e Diretora do Laboratório de Genética Médica, Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Salvador (BA), Brasil.
5Mestre em Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia – UFBA e Médica, Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Professor Edgard Santos - Salvador (BA), Brasil.

Trabalho realizado na Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Salvador (BA), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Alves C, Vieira N, Meyer I, Oliveira-Alves C, Toralles MB, Oliveira MF. Antígenos de histocompatibilidade humanos e dermatologia: da pesquisa para a prática clínica. An Bras Dermatol. 2006;81(1):65-73.

Correspondência:
Crésio Alves Rua Plínio Moscoso, 222/601 40157-190 - Salvador – BA Tel.: (71) 9975-8220 "E-mail":cresio.alves@uol.com.br

 

Resumo

A participação do sistema de histocompatibilidade humano (HLA: _human leukocyte antigens_) na patogênese das doenças auto-imunes é bem conhecida. Situado no braço curto do cromossomo 6, o sistema HLA se destaca por seu polimorfismo e por sua capacidade de conferir susceptibilidade ou proteção a diferentes enfermidades. Em Dermatologia, esse sistema desempenha papel importante na patogenia e história natural de várias doenças. A força e o tipo de associação variam com a dermatose e, algumas vezes, com o grupo étnico-racial estudado. O surgimento de métodos moleculares para tipificação dos alelos HLA e as recentes atualizações de sua nomenclatura têm contribuído para o melhor entendimento desse sistema. Infelizmente, essas informações não têm sido veiculadas de maneira adequada na literatura clínica, o que dificulta o entendimento da associação do HLA com as doenças cutâneas. Nesta revisão, são discutidos alguns aspectos do sistema HLA, métodos de detecção, nomenclatura e sua associação com vitiligo, pênfigo, psoríase, lúpus eritematoso, escabiose, leishmaniose cutânea, hanseníase, paracoccidioidomicose e dermatite atópica.

Palavras-chave: ANTÍGENOS HLA, COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE, DERMATOPATIAS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações