Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

34

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

34

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 39 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Acrodinia Infantil - Considerações etiopatogênicas em torno de um caso


JOSÉ AUGUSTO SOARES1, Aadksdjskdj2, JKLLKJÇKLJÇLKJÇ3, njm,nm,.5, ytrytru6

1Assistente Médico da Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina ou Universidade de São Paulo (Serviço do Professor Sebastião A. P. Sampaio).
2Prof. Assistente.
3P´] [[´ [´ [´
5.,m.,m.
6urtutrutr

 

Resumo

Um caso de acrodinia infantil foi publicado em virtude de sua raridade no meio dermatológico brasileiro. A absorção do mercúrio, através a pele afetada das extremida¬des superiores -a inferiores, foi considerada como fator etiológico e de¬sencadeante da dermatose, evoluindo em paciente prdisposto. Nos cortes histopatológicos das lesões das mãos foram encontra¬das formas septicas de cogumelos, identificadas como Candida sp. e localizadas singularmente nas áreas córneas inundadas de suor. A presença de cogumelos nessas lesões, comprovada por culturas e, histopatológicamente, não lhes conferiu papel patogênica, pois que a cura das lesões cutâneas completou-se sem a terapêutica antifúngica local ou geral. Pelo estudo clínico evolutivo, concluiu-se que as terapêuticas antibióticas, vitamínicas, sedativas, não influenciaram diretamente a cura ela afecção e que a mesma se processou naturalmente, dentro do prazo de desaparecimento do mercúrio tecidual.

Palavras-chave: MIOBLASTOS/CITOLOGIA, QUILO/EFEITOS DE RADIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE/ECONOMIA

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações