Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 2




Voltar ao sumário

 

Síndrome em Questão

Você conhece esta síndrome?

Do you know this syndrome?


GISELA NASCIMENTO PEREIRA1, LAURA DE FREITAS XAVIER2, NEUSA YURIKO SAKAI VALENTE3, JACKSON MACHADO PINTO4

1Clínica médica; Pós-graduada em dermatologia pela Santa Casa de Misericóridia de Belo Horizonte - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil.
2Médica especialista em dermatologia.
3Doutora pelo Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.
4Mestre em Dermatologia, doutor em medicina, chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Belo Horizonte e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil.

Recebido em 02.01.2006. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.02.2006. Trabalho realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte / Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Pereira GN, Xavier LF, Valente NYS, Machado-Pinto J. Você conhece esta síndrome? An Bras Dermatol. 2006;81(2):185-88.

Correspondência:
Gisela Nascimento Pereira Rua Washington Luiz,175 - Santa Tereza 36201-066 - Barbacena - MG Tel.: (31) 3377-1307 / (32)3331-2375 "E-mail":mailto:giselamf@uol.com.br

 

Resumo

Os autores apresentam caso de criança de dois anos, com história de cabelos negros e lisos ao nascimento que, aos seis meses de idade, desenvolveram alterações da textura e da cor, tornando-se mais claros e impenteáveis. A rara síndrome dos cabelos impenteáveis é caracterizada pelo surgimento de cabelos de crescimento lento, loiro-prateados, desordenados, em indivíduos com cabelos previamente normais. A microscopia óptica é normal e a microscopia eletrônica é diagnóstica. Não há tratamento efetivo.

Palavras-chave: CABELO, DISPLASIA ECTODÉRMICA, DOENÇAS DO CABELO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações