Sociedade Brasileira de Dermatolodia

ISSN-e 1806-4841

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 41 Número 2

Artigos originais

Porfirinopatias e dermatologia (Apresentação de um caso de Porfiria eritropoiética)

D. PERYASSÚ1, L. GABRIELA2, PAULO S. LACAZ3

1Professor de ensino superior da Escola de Medicina e Cirurgia. Chefe de Clínica Dermatológica do IAPI – GB.
2Chefe de Clínica Dermatológica do Hospital Estadual Jesus.
3Professor Catedrático de Química Biológica da Faculdade Nacional de Medicina da U.B.

Os A.A., passam em revista o problema da porfiria examinando com detalhe as formas cutâneas. Apresentam um ensaio de classificação dentro da conceituação moderna. Discutem o problema da porfiria cutânea tarda sintomática aceitando-a como uma porfirinuria transitória cujo liame com as porfirias, êrro de metabolismo, reside apenas na sintomatologia. Levantam a hipótese de tratar-se de indivíduos heterozigotos, casos latentes capazes de apre¬sentar desvio metabólico hepático sob a ação de tóxicos. Registram l caso de porfiria eritropoiética (congênita) e 2 de porfiria cutânea tarda sintomática.