Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 42 Número 2




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Notas clínicas - Tricophyton rubrum no couro cabeludo de criança


VIEIRA G. R.1, ASTRILLION A. L.2

1Pesquisador médico do Instituto de Micologia, da Universidade Federal de Pernambuco.
2Estagiária do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, no Instituto de Micologia, da Universidade Federal de Pernambuco.- Assistente voluntário da Clínica Dermatológica da Faculdade de Medicina da U. F. P. (Cadeira do Prof. Jorge Lôbo).

 

Resumo

1 - Pela primeira vez conseguimos isolar o Tricophyton rubrum do couro cabeludo de pacientes acometidos de Tinha capitis no IMUFP. 2 - O acometido foi uma criança oriunda de outro Estado - Paraíba. 3 - Pela segunda vez foi observado no couro cabeludo da crian¬ça em Pernambuco êste dermatófito. A primeira vez foi con¬signada pelo Prof. Jorge Lôbo e em criança desta cidade (Recife). 4 - A observação realizada em paciente de boa condição higiê¬nica econômica-social, idade escolar e sadia. 5 - Não há acometimento da pele lisa. 6 – Afecção de longa duração (3 anos) com vários tratamentos. 7 – E’ aconselhado cultivo em meios apropriados que possam oferecer oportunidade ao isolamento do Tricophytn rubrum em todos os casos. 8 - A pesquisa microscópica e cultura são indispensáveis ao diagnóstico seletivo da Tinha capitis. 9 - Os exames especializados (micológicos) devem ser realizados antes de qualquer medicação tópica. 10- Os pacientes suspeitos devem ser enviados de imediato ao dermatologista para orientação de tratamento e diagnóstico.

© 2019 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações