Prazo encerrado para respostas!
Prazo encerrado para respostas!
Acesso Restrito:
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Volume 42 Número 4
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
Artigos originais
Escleroma. Observação de um caso. Tentativas de inoculação, revisão do assunto.
RUBEM DAVID AZULAY1, J. J. MESQUITA2
1Catedrático de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e Profesor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara
2Médico do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas Pedro Ernesto Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado da Guanabara.
Trabalho realizado no Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, Cátedra de Dermaologia(Serviço do Prof. H. Portugal), Faculdade de Ciências Médicas, Univercidade do Estado da Guanabara.
Os A.A., tiveram a oportunidade de observar um nôvo caso de Escleroma em uma mulher adulta, natural do Estado do Rio. O tratamento foi feito com estreptomicina e cirurgia,, obtendo-se sucesso. Foram feitas tentativas de inoculação in anima nobili, por escarificação, com material da lesão, sem sucesso.