Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Uso de Cetoconazol® no tratamento da entomoftoromicose cutâneo-mucosa: relato de caso

Use of Ketoconazole for treating mucocutaneous Entomophthoromycosis: a case report


JACKSON MAURICIO LOPES COSTA1, LUCIOLA N. BARBOSA2, LUCIO CRISTIANO PAIVA E PAIVA3, JOSÉLIA L. NUNES4, SIRLEI G. MARQUES5, JOSÉ MANUEL M. REBELO6, ANA CRISTINA R. SALDANHA7

1Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Prof. Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão e pesquisador associado do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-FIOCRUZ / Bahia.
2Médica do Núcleo de Patologia Tropical da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/MA
3 Médico do Núcleo de Patologia Tropical da Universidade Federal do Maranhão - UFMA / MA.
4Médica do Núcleo de Patologia Tropical da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
5Mestre em Saúde e Ambiente, Universidade Federal do Maranhão - UFMA / MA.
6Doutor em ciências pela Universidade de São Paulo - USP / SP. Prof. Titular de Biologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA / MA.
7Mestre em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, Universidade de Brasília - UnB. Pesquisador do Núcleo de Patologia Tropical da Universidade Federal do Maranhão - UFMA / MA.

Recebido em 20.11.2000. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 27.02.2004. Trabalho realizado no Núcleo de Patologia Tropical e Medicina Social do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Correspondência:
Jackson Mauricio Lopes Costa Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ/Bahia Rua Valdemar Falcão No 121 (Bairro Brotas) CEP 41295-001 Salvador Bahia "E-mail":jcosta@cpqgm.fiocruz.br

 

Resumo

As entomoftoromicoses constituem entidade clínica pertencente ao grupo das zigomicoses, cujos agentes etiológicos são o Conidiobolus coronatus, Conidiobolos incongruus e o Basidiobolos ranarum. Um caso de entomoftoromicose cutâneo-mucosa é descrito em homem de 51 anos de idade, lavrador, procedente da região amazônica do Estado do Maranhão, Brasil. Teve diagnóstico esclarecido por exame anatomopatológico, um ano após as manifestações clínicas iniciais. Como tratamento utilizou-se um dos derivados imidazólicos (cetoconazol®) 400mg/dia divididos em duas tomadas, por 12 meses), mostrando boa tolerância, com resposta favorável. Na última avaliação, 24 meses após início do tratamento, encontrava-se clinicamente curado.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações