Sociedade Brasileira de Dermatolodia

ISSN-e 1806-4841

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 79 Número 3

Artigo de revisão

Vitiligo

DENISE STEINER1, VALCINIR BEDIN2, MIRELLA BRITO MORAES3, RICARDO TADEU VILLAS4, TATIANA ALINE STEINER5

1Professora Adjunta do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí - SP.
2Médico pós-graduando da UNICAMP - SP.
3Médica assistente da Clínica Stöckli - SP.
4Residente do Serviço de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina.
5Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina da Fundação ABC.

Recebido em 03.10.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.04.2003. Trabalho realizado no Centro de Estudos da Clinica Stockli e na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Correspondência:
Profa. Dra. Denise Steiner Clínica Stockli Rua Engenheiro Edgar Egídio de Souza, 420 01233-020 Pacaembu São Paulo "E-mail":clinicastockli@uol.com.br

O vitiligo é doença de pele de causa desconhecida que acomete cerca de 1% da população, comprometendo de modo semelhante homens e mulheres, preferencialmente entre 10 e 30 anos de idade. Alguns fatores precipitantes para essa doença são: estresse físico e emocional, traumas mecânicos e substâncias químicas, como derivados do fenol. Doenças auto-imunes, principalmente as tireoidianas, podem estar associadas ao vitiligo. Novas terapias têm sido propostas, como o uso de imunomoduladores tópicos, aliadas àquelas já consolidadas, como os psoralenos e os corticosteróides; o sucesso terapêutico, entretanto, está estritamente relacionado à qualidade da relação médico/paciente.

Palavras-chave: VITILIGO