Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

8

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 3




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Uso de esponja cirúrgica para curativo compressivo de enxerto cutâneo

Surgical sponge as a pressure dressing for skin grafts


MAURÍCIO ZANINI RIBEIRO1, CARLOS D'APPARECIDA S. MACHADO FILHO2, FÁBIO ROISMANN TIMONER3

1Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, residente em Cirurgia Dermatológica da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.
2Doutor em Medicina, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, chefe interino da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.
3Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professor auxiliar de Cirurgia Dermatológica da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Recebido em 22.05.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.11.2003. Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André, SP, Brasil.

Correspondência:
Dr. Maurício Zanini Rua Vicente de Carvalho, 198 09060-590 Santo André SP Tel.: (11) 4992-7724 "E-mail":drzanini@terra.com.br

 

Resumo

O enxerto cutâneo é um modo efetivo para restaurar feridas. O curativo compressivo é importante para a vitalidade do enxerto. Os autores observaram que o uso de esponja cirúrgica como curativo compressivo em enxertos cutâneos é factível e aconselhável.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações