Prazo encerrado para respostas!
Prazo encerrado para respostas!
Acesso Restrito:
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Volume 44 Número 3
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
Artigos originais
Pesquisa do lipídio intracitoplasmático nas várias estruturas histológicas encontradas na lepra
RUBEM DAVID AZULAY1, LYGIA MADEIRA CESAR ANDRADE2
1Chefe do Instituto de Leprologia. Professor catedrático de Dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e Prof. Adjunto na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara.
2Encarregada da Turma de Anatomia Patológica do Instituto de Leprologia.
*Trabalho realizado no Instituto de Leprologia, Serviço Nacional de Lepra - Brasil.*
No presente trabalho, os autores fazem uma análise retrospectiva das diversas investigações realizadas sôbre a presença do lipídio intrahistiocitário, relacionada às diversas formas clínicas de lepra. Os autores, baseados em suas investigações, chegaram às seguintes conclusões: 1 - A pesquisa de lipídio intracitoplasmático é de fundamental importância para o diagnóstico preciso das várias formas clínicas de lepra. 2 - A vacuolização dos histiócitos nos casos de lepra tuberculóide reacional é devida apenas a edema intracitoplasmático. 3 - A presença de lipídio intracitoplasmático é um sinal de mau prognóstico nos casos de lepra.