Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 5




Voltar ao sumário

 

Educação médica continuada

Validação de questionários de avaliação da qualidade de vida em pacientes de psoríase

Validation of life quality questionnaires for psoriasis patients


GLADYS AIRES MARTINS1, LUCIANA COSTA TADROS ARRUDA2, ALINE SCHAEFER BUERGER MUGNAINI3

1Especialista em dermatologia, mestre em dermatologia. Professora voluntária da Faculdade de Medicina da UnB. Coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário de Brasília.
2Especialista em Dermatologia, mestre em Dermatologia. Professora de Dermatologia - Faculdade de Medicina; chefe de serviço de Dermatologia e coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital e Maternidade Celso Piero - PUC/Campinas.
3Especialista em Pediatria.

Recebido em 20.09.2004. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 20.09.2004. Trabalho realizado no no Hospital Universitário de Brasília-DF.

Correspondência:
Gladys Aires Martins Brasília Shopping, Torre Norte, sala 930 - Asa Norte - SCN 70715-900 Brasília DF Telefone: (61) 327-8188 "E-mail":gladyscampbell@uol.com.br

 

Resumo

A psoríase é doença crônica que acomete entre 0,1 e 3% da população mundial e cujo impacto social e psicológico costuma ser subestimado. Muitos estudos têm relatado o impacto produzido por essa doença na qualidade de vida dos pacientes, e questionários para analisar objetivamente essa incapacidade estão sendo descritos. É importante avaliar a percepção do portador de psoríase em relação a seu estado de saúde, incapacidade e qualidade de vida a fim de estabelecer a melhor terapêutica para cada indivíduo. Este artigo de EMC-D aborda a validação de dois questionários de avaliação da qualidade de vida para a língua portuguesa.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações