Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

9

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 79 Número 5




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Melanoma do aparelho ungueal

Nail apparatus melanoma


IGNEZ REGINA DOS SANTOS M. MENDONÇA1, BERNARD KAWA KAC2, RENATA TEIXEIRA DA SILVA3, LETÍCIA PEREIRA SPINELLI3, RENATA RODRIGUES OROFINO3, JANINE RIBEIRO FRANÇA DE ANDRADE3

1Especialista em Dermatologia. Chefe do Centro de Estudo da Unha do Instituto de Dermatologia da Santa Casa-RJ.
2Chefe do Setor de Histopatologia do Instituto de Dermatologia da Santa Casa- RJ.
3Alunos do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia.

Recebido em 05.12.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.09.2003. Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia R D Azulay; Centro de Estudo da Unha - Céu; Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Correspondência:
Ignez Regina dos Santos Muri Mendonça Rua Dona Mariana, 136/ 204 - Botafogo 22280-020 Rio de Janeiro RJ Tel./Fax: (21) 2538-0049 "E-mail":ignezmendonca@superig.com.br

 

Resumo

O melanoma do aparelho ungueal é apresentação relativamente rara dessa neoplasia, muitas vezes diagnosticada como nevo juncional, hematoma subungueal ou mesmo onicomicose. Esse fato leva a um atraso no diagnóstico e, conseqüentemente, na instituição da terapêutica específica, contribuindo para agravar o prognóstico de uma doença que por si só já é muito agressiva. Os autores relatam um caso de melanoma no primeiro quirodáctilo esquerdo de uma paciente negra com evolução de um ano, ressaltando a importância de avaliar certos critérios clínicos para obter o diagnóstico em fases mais precoces da doença.

Palavras-chave: MELANOMA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações