Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 48 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Ictiose linear circunflexa - Suas relações com a ictiose vulgar.


GUILHERME VILLELA CURBAN1

1Docente Livre de Clínica Dermatológica e Sifilográfica da Faculdade de Medicina da Univ. São Paulo. Médico do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do Hospital das Clínicas - Divisão do Hospital das Clínicas - Divisão Dermatologia (Serviço do Prof. S.A.P. Sampaio).

Correspondência:
Guilherme V. Curban Departamento Dermatologia Hospital das Clínicas S. Paulo.

 

Resumo

No presente trabalho, é estudado um caso de Ictiose linear circunflexa, ocorrendo em um paciente, brasileiro, branco, operário, de 49 anos, cujos filhos - 2 moças, de 21 e 15 anos, brancas, solteiras e um menino, de 4 anos - eram afetados de Ictiose Vulgar. A incidência de Ictiose linear circunflexa e de Ictiose Vulgar era membros de uma mesma família, já registrada por Schneider e Col., leva a discutir as possíveis relações itiopatogênicas entre ambas as infecções. Nos dados da família aqui estudada, não há elementos suficientes para esclarecer se 2, coexistência de Ictiose Linear Circunflexa e Ictiose Vulgar resultava de variações individuais por diferenças de expressividade, de herança intermediária ou de Zigosidade ou se, ao contrário, trata-se de entidades mórbidas diversas, determinadas por genes diferentes segregando independentemente, parecendo esta última hipótese a mais plausível. As prassíveïs relações entre a lctiose Linear Circunflexa e as demais afecções do grupo das Ictioses permanece em aberto.

© 2020 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações