Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 3




Voltar ao sumário

 

Investigação

Dermatite esfoliativa: estudo clínico-etiológico de 58 casos

Exfoliative dermatitis: clinical and etiologic study of 58 cases


ROGÉRIO NABOR KONDO1, AIRTON DOS SANTOS GON2, LORIVALDO MINELLI3, MAURO FILGUEIRAS MENDES4, RUBENS PONTELLO4

1Médico Residente de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
2Dermatologista, Mestre em Dermatologia e Professor-assistente de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
3Dermatologista, Doutor em Dermatologia e Professor Adjunto de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
4Dermatologista e Professor Adjunto de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.

Recebido em 21.12.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.04.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Kondo RN, Gon AS, Minelli L, Mendes MF, Pontello R. Dermatite esfoliativa: estudo clínico-etiológico de 58 casos. An Bras Dermatol. 2006;81(3):233-7.

Correspondência:
Rogério Nabor Kondo Rua Presidente Gaspar Dutra, 94 – Jd. Alto da Boa Vista 86600-000 – Rolândia - PR Tel: (43) 3256-9415 / Fax: (43) 3258-1685 "E-mail":mailto:rkondo@onda.com.br

 

Resumo

*Fundamento:* Dermatite esfoliativa é síndrome cutânea caracterizada por eritema e descamação generalizados, que pode ser conseqüente ou estar associada a várias doenças dermatológicas prévias, doenças sistêmicas ou reações medicamentosas. *Objetivos:* Relatar a freqüência das diferentes causas e características clínicas associadas à dermatite esfoliativa nos pacientes atendidos no Setor de Dermatologia do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina. *Métodos:* Foram revisados os registros de pacientes com diagnóstico de dermatite esfoliativa diagnosticados no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná no período de 10 anos. *Resultados:* Foi encontrado o total de 58 pacientes com diagnóstico de dermatite esfoliativa, com idade média de 56,89 anos. Em 33 pacientes, foi definida uma dermatose como causa (psoríase, 11 casos; dermatite de contato, nove casos; eritrodermia ictiosiforme congênita, três casos; dermatite seborréica, cinco casos; dermatite atópica, três casos; pitiríase rubra pilar, dois casos). Reações a drogas foram observadas em 11 pacientes. Em 14 casos (24%) não foi possível determinar a causa básica. *Conclusões:* Numa amostra de pacientes atendidos num serviço de referência em dermatologia, a dermatite esfoliativa foi ocorrência pouco comum, e a maior parte dos casos estava relacionada a doenças dermatológicas.

Palavras-chave: DERMATITE ESFOLIATIVA, ERITEMA, ERUPÇÃO POR DROGA, PSORÍASE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações