Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 3




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem – Relato de caso e revisão da literatura

Oral squamous cell carcinoma in a young patient – Case report and literature review


SILVIO K. HIROTA1, DANTE ANTONIO MIGLIARI2, NORBERTO N. SUGAYA3

1Doutorando em Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.
2Docente da Disciplina de Semiologia e Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
3Docente da Disciplina de Semiologia e Diagnóstico Oral, Departamento de Estomatologia, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 11.08.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.05.2006. Trabalho realizado na Universidade de São Paulo - USP - Campus São Paulo, (SP). Paciente atendida e em acompanhamento clínico no ambulatório da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum _Como citar este artigo:_ Hirota SK, Migliari DA, Sugaya NN. Carcinoma epidermóide oral em paciente jovem – Relato de caso e revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2006;81(3):251-4.

Correspondência:
Norberto N. Sugaya Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Depto de Estomatologia - Disc. de Semiologia Oral Av. Prof. Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária 05508-900 - São Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3091-7883 "E-mail":mailto:nnsugaya@usp.br

 

Resumo

O carcinoma epidermóide constitui a neoplasia maligna mais comum da boca, afetando principalmente indivíduos com mais de 50 anos. Sua ocorrência em jovens, com idade inferior a 40 anos, é rara (1 a 6% dos casos). Descreve-se um caso de carcinoma epidermóide acometendo dorso e borda da língua, classificado como T2N1M0 (estádio III), em paciente do sexo feminino, leucoderma, 25 anos, não-fumante e não-etilista. A apresentação inicial do caso era de ulceração profunda com dor intensa. Fatores predisponentes locais e gerais, diagnóstico diferencial e prognóstico são discutidos, bem como a revisão da literatura referente a diversos aspectos do carcinoma epidermóide em jovens.

Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CONDIÇÕES PRÉ-CANCEROSAS, NEOPLASIAS DA LÍNGUA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações