Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 3




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Papel das células T reguladoras no desenvolvimento de dermatoses

Role of regulatory T cells in the development of skin diseases


JOSÉ HERMÊNIO CAVALCANTE LIMA FILHO1

1Dermatologista, Alergista e Imunologista Clínico, Doutor em Imunologia, Professor Adjunto IV da disciplina de Imunologia Clínica e Alergia, do Departamento de Patologia; Médico e membro do Serviço de Dermatologia e do Núcleo de Pesquisas em Imunodermatologia e Imunologia Clínica da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba (PR), Brasil.

Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia – SAM4, Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba (PR), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum. _Como citar este artigo:_ Lima HC. Papel das células T reguladoras no desenvolvimento de dermatoses. An Bras Dermatol. 2006;81(3):269-81.

Correspondência:
Hermênio Cavalcante Lima Rua XV de Novembro, 1206 Apto. 2501 80060-000 - Curitiba - PR Tel.: (41) 3362-3526 / Fax: (41) 332-1411 "E-mail":mailto:hclima@ufpr.br

 

Resumo

Células T, em particular as células T CD4+, têm sido associadas a muitos aspectos das doenças de pele. A evidência atual sugere, porém, que o papel dos linfócitos T CD4+ no desenvolvimento de inflamação cutânea excede o de ativador pró-inflamatório das células T de ação que dirigem a resposta imune. Subtipos de células T com capacidade reguladora, tais como Tregs CD4+CD25+high, têm sido identificadas. Observações recentes sugerem que em algumas doenças da pele a função dessas células está modificada. Portanto, o desenvolvimento e a função de Tregs na dermatologia são atualmente um tópico atraente devido a sua importância no controle da resposta do sistema imune contra tumores e doenças infecciosas, bem como inibindo o desenvolvimento de auto-imunidade e alergia. Assim, mecanismos reguladores defeituosos podem permitir a quebra da tolerância imune periférica seguida por inflamação crônica e doença. Detalham-se as anormalidades funcionais e a contribuição de diferentes subtipos de células T reguladoras no desenvolvimento de doenças dermatológicas nesta revisão. Acentuam-se os possíveis alvos terapêuticos e as modificações dos T reguladores causados por imunomoduladores usados no campo da dermatologia.

Palavras-chave: LINFÓCITOS T SUPRESSORES-INDUTORES, DERMATOLOGIA, DERMATOPATIAS, LINFÓCITOS T, TERAPÊUTICA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações