Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 81 Número 4




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Úlcera de Marjolin: relato de 12 casos

Marjolin´s ulcer: a twelve-case report


VANESSA OLIVEIRA ZAGNE BAUK1, ALINE MESQUITA ASSUNÇÃO2, RENATA FERREIRA DOMINGUES2, NURIMAR CONCEIÇÃO FERNANDES3, TULLIA CUZZI MAYA4, JUAN MANUEL PIÑEIRO MACEIRA5

1Mestranda do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Pós-Graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
2Pós-Graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
3Professora Adjunta de Dermatologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Professora Adjunta do Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Professor Adjunto do Departamento de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 30.01.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 09.06.2006. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e no Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse declarado: Nenhum Como citar este artigo: Bauk VOZ, Assunção AM, Domingues RF, Fernandes NC, Maya TC, Maceira JP. Úlcera de Marjolin: relato de 12 casos. An Bras Dermatol. 2006;81(4):355-8.

Correspondência:
Vanessa Oliveira Zagne Bauk Av. Sete de Setembro, 207 - apto 1302 - Icaraí 24230-251 – Niterói - RJ - Brazil Tel.: +55 (21) 2703-9981 / Fax: +55 (21) 2704-5623 "E-mail":vzagne@urbi.com.br

 

Resumo

Relato de 12 casos de úlcera de Marjolin observados de 1990 a 2003 no HUCFFUFRJ. Cinco pacientes do sexo feminino e sete do masculino, com idade variando de 38 a 86 anos. Tempo de evolução de 10 a 50 anos, da cicatriz até surgimento do carcinoma espinocelular. Ressecção da lesão em dois casos e amputação terapêutica em oito. Em um caso realizada exérese paliativa da lesão por apresentar metástase para coluna sacrococcígea. Um caso de impossibilidade terapêutica. Concluiu-se que a biópsia é essencial em úlceras crônicas, para diferenciar carcinoma espinocelular de hiperplasia pseudoepiteliomatosa.

Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CICATRIZ, ÚLCERA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações