Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Subsídios para o estudo histopatológico das lesões ungueais

Base for the histopathological study of nail lesions


Recebido em 30.03.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.08.2002. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Uerj - Hospital UniversitárioPedro Ernesto como Monografia Final de Curso.

Correspondência:
Geraldo Magela Magalhães Avenida do Contorno, 4747 sala 906 Belo Horizonte MG 11050-060 Tel./Fax: +55 (31) 3281-2030 "E-mail":germagela@ig.com.br

 

Resumo

*Fundamentos:* Os autores apresentam ampla revisão sobre os fundamentos da biópsia da unidade ungueal, fornecendo bases teóricas sobre anatomia, histologia e histopatologia. Abordam, detalhadamente, as indicações e os objetivos da biópsia da unidade ungueal e as várias técnicas disponíveis. *Objetivos:* Definir os locais adequados da biópsia do aparelho ungueal para as diferentes doenças da unha, comparar duas formas de amaciamento da lâmina ungueal, uma utilizando KOH a 20%, outra, solução aquosa de Tween 40 a 10%, e estabelecer uma rotina para o processamento do material de biópsia. *Métodos:* O grupo de estudo constou de 11 pacientes com doença ungueal, que procuraram o ambulatório de Dermatologia do HUPE/UERJ para esclarecimento diagnóstico. Foi realizado o total de 12 biópsias. *Resultados:* Não houve diferença na dificuldade técnica, em incluir ou cortar o material, consoante ao método de amaciamento utilizado, nem prejuízo citológico ou histológico ao exame histopatológico. *Conclusões:* Os autores concluíram que biópsia ungueal é procedimento seguro e eficaz para esclarecer o diagnóstico das doenças ungueais quando o exame clínico ou outras técnicas falharam. Também é importante, para quem deseja realizar o procedimento, o conhecimento adequado da anatomia dessa região.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações