Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 1




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Os histiócitos e as histiocitoses não Langerhans em dermatologia

Histiocytes and non-Langerhans cell histiocytoses in dermatology


Recebido em 02.01.2002. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.07.2002. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Correspondência:
Flávio Barbosa Luz Rua Desembargador Izidro, 28 sala 606 - Tijuca Rio de janeiro RJ 20521-160 Telefone (21) 2298-2013 "e-mail":flavioluz@dermatologista.net

 

Resumo

Atualmente, os histiócitos não são mais compreendidos como células únicas, mas como um grupo heterogêneo de células com o mesmo aspecto histológico, mas com características e funções distintas entre si. Várias doenças proliferativas de histiócitos, conhecidas como histiocitoses, são descritas. Tais doenças são raras, e seu estudo costuma ser difícil. Este artigo objetiva simplificar o entendimento desse grupo de doenças, adequando-o a esse novo paradigma da heterogeneidade dos histiócitos.

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações