Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 74 Número 6




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Dermatite de contato por plantas (DCP)

Plant contact dermatitis (PCD)


MARIA JOSÉ NOGUEIRA DIÓGENES1, FRANCISCO JOSÉ DE ABREU MATOS2

1Profa. Adjunta de Dermatologia. Depto. Medicina Clínica, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Dermatologia. Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo.
2Professor Titular de Química Orgânica. Universidade Federal do Ceará

_Recebido em 24.8.99._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 9.9.99._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Correspondência:
Maria José Nogueira Diógenes Rua Monsenhor Bruno, 630/502 Fortaleza CE 60115-190

 

Resumo

Os autores fazem síntese sobre o tema dermatite de contato por plantas, mostrando a importância desse assunto para os dermatologistas, relatando conhecimentos existentes na literatura médica, ao mesmo tempo em que correlacionam esses estudos com os conhecimentos botânicos e químicos de muitas das plantas brasileiras, especialmente nordestinas, que possuem composição química conhecida e similar àquelas bem estudadas ou conhecidas como causadoras de dermatites alérgicas, irritativas, fototóxicas, fotoalérgicas ou de outras reações na pele. Discutem diagnóstico, sugerindo nomes de substâncias que podem ser empregadas em bateria para teste de contato, bem como o valor de possíveis testes positivos, de acordo com o quadro clínico. Também são sugeridas medidas terapêuticas e preventivas.

Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, DERMATITE FOTOALÉRGICA

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações