Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 2




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Borreliose de Lyme simile: uma doença emergente e relevante para a dermatologia no Brasil

Lyme borreliosis simile: an emergent and relevant disease to dermatology in Brazil


ADIVALDO HENRIQUE DA FONSECA1, ROBERTO DE SOUZA SALLES2, SIMONE DE ABREU NEVES SALLES3, RENATA CUNHA MADUREIRA4, NATALINO HAJIME YOSHINARI5

1Livre Docente; Post Doctor - Medical and Veterinary Entomology University of Florida USA; Professor Titular de Doenças Parasitárias - Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (RJ)
2Doutor em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor Adjunto IV de Microbiologia - Departamento de Microbiologia do Instituto Biomédico da UFF (RJ)
3Mestre em Dermatologia - Universidade Federal Fluminense; Professor Assistente de Dermatologia - Departamento de Medicina Clínica da Fac. de Medicina da UFF (RJ)
4Mestre em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Doutoranda em Ciências Veterinárias - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (RJ)
5Livre Docente; Post Doctor - Tufts School Of Medicine, TSM, USA; Professor Associado de Reumatologia - Faculdade de Medicina da USP São Paulo (SP)

Recebido em 14.09.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.02.2005. Trabalho realizado no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade de Medicina da USP, com apoio do CNPq.

Correspondência:
Adivaldo Henrique da Fonseca Cx. Postal 74548 Seropédica - RJ CEP 23890-970

 

Resumo

Neste trabalho de revisão são apresentadas doenças relacionadas com espiroquetas do gênero _Borrelia_, agentes etiológicos de diferentes enfermidades comuns ao homem e a animais. Enfatizou-se a _Borrelia burgdorferi_ lato sensu, que inclui diferentes espécies causadoras de doenças e com envolvimento sistêmico, com interesse em várias especialidades médicas, como dermatologia, reumatologia, cardiologia e neurologia. Considerando que existem diferenças quanto ao agente etiológico, além dos aspectos clínicos e laboratoriais, quando comparada com a borreliose de Lyme causada pelas _Borrelia burgdorferi_, _B. garinii_ e _B. afzelli_, a infecção no Brasil deve ser referida como borreliose de Lyme simile. O eritema migratório recidivante é a principal manifestação clínica da borreliose existente tanto no Brasil como nos demais países. Essa lesão clássica está relacionada com a picada do carrapato vetor e inicia-se como uma mácula ou pápula cutânea avermelhada, de caráter expansivo, eventualmente surgem lesões semelhantes múltiplas a distância. A manifestação clínica da enfermidade, em especial o envolvimento cutâneo, é o parâmetro diagnóstico mais relevante, e os exames complementares sorológicos confirmam a suspeita clínica.

Palavras-chave: _BORRELIA_, ERITEMA MIGRATÓRIO, DOENÇA DE LYME

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações