Sociedade Brasileira de Dermatolodia

ISSN-e 1806-4841

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:

Associados da SBD

Volume 61 Número 1

Caso Clínico

Botriomicose em paciente com testes sugestivos de função imunolígica alterada – Relato de um caso

RUBEN ARNEZ

Trabalho realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina Clínica, Serviço coordenado pelo Professor René Garrido Neves

Correspondência:
Loan Towersy Caixa Postal 1179 24000- Niterói - RJ

Os autores apresentam um caso de botriomicose tegumentar em paciente jovem com testes sugestivos de imunidade tardia alterada. 0 diagnóstico baseou-se no exame da secreção purulenta, que evi¬denciou grãos, e no exame histopatológico, que revelou bactérias no interior dos mesmos. Foi isolado Staphylocomus auseus em cultura, obtendo-se melhora do quadro com drenagem cirúrgica e antibioti¬coterapia. Os achados imunológicos deste caso parecem apoiar a hi¬pótese de que possam haver fatores imunitários implicados na pato¬génese desta infecção.

Palavras-chave: BACTERIOSE GRANULAR, BOTRIOMICOSE, ESTAFILOCOCCIAS, IMUNOLOGIA, PSEUDOMICOSE BACTERIANA, ACTINOFITOSE