Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

7

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 4




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Hepatotoxicidade pela flutamida em paciente sob tratamento para acne - Relato de caso

Flutamide-induced hepatotoxicity during treatment of acne - A case report


MARIA DE FÁTIMA DUQUES DE AMORIM1, WALDIR PEDROSA DIAS DE AMORIM2, PEDRO DUQUES3, PAULO DUQUES DE AMORIM4, JULIANA RAMALHO DE VASCONCELOS5

1Professora do DN, Médica do HULW, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos do LTF da Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Paraíba (PB), Brasil.
2Hepatologista do HULW e do Endocenter - PB.
3Médico Residente de Hepatologia - Universidade de Campinas - UNICAMP - Campinas (SP), Brasil.
4Médico Residente de Clínica Médica - Hospital Mandaqui - São Paulo (SP), Brasil.
5Médica Residente de Pediatria - Universidade de São Paulo - USP - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 23.01.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.10.2003. Trabalho realizado no Endocenter - Unidade do Fígado e Gastroenterologia. Ambulatório de Hepatologia - Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) - CCS/UFPB. Departamento de Nutrição (DN) - CCS/UFPB. Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba / UFPB (LTF) - Paraíba (PB), Brasil.

Correspondência:
Maria de Fátima Duques de Amorim Endocenter - Unidade do Fígado e Gastroenterologia Rua Sílvio Almeida, 620 - Expedicionários 58041020 - João Pessoa - PB Tel.: (83) 3246-7707 Tel/fax: (83) 3244-8080 "E-mail":fatimaduques@hotmail.com

 

Resumo

A flutamida é agente antiandrogênico não esteróide usado no tratamento do câncer de próstata, da acne e do hirsutismo. Alguns casos de hepatotoxicidade grave têm sido apresentados na literatura com seu uso. Relata-se o caso de uma paciente com 21 anos de idade, que apresentou significativa elevação das aminotransferases durante o tratamento para acne com flutamida, completamente resolvida após a descontinuação da droga. Discute-se o diagnóstico, a relação risco/benefício e conclui-se que a monitoração com exames que avaliem o fígado é imperativa e que a droga deve ser suspensa se houver elevação de aminotransferases, dada a possibilidade de disfunção hepática grave.

Palavras-chave: ACNE VULGAR, FLUTAMIDA, HEPATITE TÓXICA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações