Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

13

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

13

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 62 Número 3




Voltar ao sumário

 

Farmacologia clínica

Estudo multicêntrico em larga escala com tioconazol loção a 1% no tratamento da tinea corporis ou cruris

A large scale multicenter trial of tioconazole 1% cream for the treatment of tinea corporis and tinea cruris


SERGIO TALARICO FILHO1

1Professor Adjunto da Disciplina de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina (Serviço do Prof° Dr. Raymundo Martins Castro)

*Tioconazol (Tralen) Laboratório Pfizer Ltda*

 

Resumo

Através da colaboração de 400 médicos dermatologistas de todo o Brasil, foi realizado estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, no qual participaram 1.617 pacientes portadores de tinea corporis (48%) ou tinea cruris (52%), tratados com tioconazol loção a 1 % aplicado duas vezes ao dia durante quatro semanas. Os pacientes foram avaliados clinicamente no pré-tratamento e após a 2° e 4° semanas, sendo quando necessário realizado exame micológico direto. Constatou-se, já a partir da 2° sema¬na, uma regressão significativa (p < 0, 001) em todos os parâmetros clínicos avaliados. A avaliação clínica global na 2ª semana e ao término do tratamento evidenciou resultados excelentes ou bons em 1.454 (91%) e em 1.591 (99%) pacientes, respectivamente. Observou-se boa tolerabilidade ao tioconazol pois somente 55 (3,4%)pacientes apresentaram reações adversas, que em apenas 8 (0,5%) oportunidades exigiram a interrupção do tratamento. Em conclusão, o tioconazol, novo derivado imidazólico com potente ação fungicida, demonstrou ser eficaz e seguro no tratamento da tinea corporis ou cruris.

Palavras-chave: TIOCONAZOL, TRATAMENTO TÓPICO, MICOSES SUPERFICIAIS

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações