Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 63 Número 2




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Aspectos clínicos e epidemiológicos da psoríase

Clinical and epidemiological aspects of psoriasis


MÔNICA MANELA AZULAY

Trabalho realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Serviço de Dermatologia - Chefia. Prof. Rubem David Azulay, como parte do programa do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia. Apoiado com bolsa pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) à Mônica Manela, tendo como orientador Prof. Antonio Carlos Pereira Júnio. Período 85-86.

Correspondência:
Rua Machado de Assis, 13/c 01 22221 - Rio de Janeiro - RJ

 

Resumo

Os autores apresentam aspectos clínicos e epidemiológicos da psoríase. Foram analisados a partir de um questionário de 21 itens, as informaçõs referentes aos pacientes internados com a doença, nas enfermarias do Hospital Universitário da UFRJ no período de 1978-84. Apurou-se entre outros resultados que a faixa etária mais acometida à internação foi a de 41-50 anos. O início da doença predominou na quarta e quinta décadas. O sexo masculino foi o mais acometido (56,5%). A raça branca apresentou alta incidência da afecção (69,7%). Os aspectos referentes ao acometimento articular foram analisados em relação à freqüência, distribuição e concomitância do acometimento ungueal. Foi criado um Banco de Dados, e como ferramenta de trabalho, utilizada a linguagem d-BASE II.

Palavras-chave: CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA, PSORÍASE

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações