Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

5

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 4




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Piomiosite tropical

Tropical pyomyositis


ANGÉLICA DE OLIVEIRA GONÇALVES1, NURIMAR CONCEIÇÃO FERNANDES2

1Mestranda do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Professora Adjunta de Dermatologia, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Recebido em 07.07.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.12.2004. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Correspondência:
Angélica de Oliveira Gonçalves Rua Gruçaí, 506 21020-250 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2564-0541 "E-mail":angelicaoliver@yahoo.com

 

Resumo

Piomiosite tropical é infecção bacteriana do músculo esquelético, mais freqüente em homens e que se apresenta com edema e hiperestesia na área afetada. Staphylococcus aureus é o agente prevalente. É relatado caso de homem com piomiosite de músculo gastrocnêmio, secundário a pioderma gangrenoso em membro inferior direito. Ultra-sonografia demonstrou coleção de líquido permeando feixes musculares. A drenagem cirúrgica e antibioticoterapia prolongada levaram à resolução do quadro.

Palavras-chave: AGENTES ANTIBACTERIANOS, INFECÇÕES DOS TECIDOS MOLES, MIOSITE

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações