Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 63 Número 5




Voltar ao sumário

 

Caso Clínico

Eumicetoma podal por acremonium falciformeregistro de um caso

Eumycotic mycetoma pedis caused by Acremonium falciforme - Report of a case


CLARISSA ZAITZ1

1Assistente da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia de Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Serviço do Prof. Nelson Guimarães Proença) e no Laboratório de Micologia Médica do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Laboratório de Investigação Médica nº 53 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Chefe Prof. Carlos da Silva Lacaz)

Correspondência:
Carlos da Silva Lacaz Rua José Maria Lisboa, 558/5º 01423 - São Paulo - SP

 

Resumo

Os autores registram um caso de eumi¬cetoma podal de grãos branco-amarelados, em mulher procedente do Estado da Bahia e provocado por Acremonium falciforme (Carrión, 1951) Gams 1971. São estudados a estrutura do grão eumicõtico e as características micromorfológicas do fungo, em vida saprofitária. Discutem-se, também, aspectos ainda confusos quanto à taxonomia dos fungos agentes de eumicetomas, principalmente a validade dos gêneros Acremonium, Cephalosporium e Hyalopus. Acreditam os autores Bera presente observação a sétima registrada na literatura do paísprovocado por deuteromiçeto do género Acremonium. As espécies fálciforme, kiliense e recifei já foram assinaladas no Brasil. O tratamento do presen¬te caso, com infiltrações locais de anfotencina B, não permitiu uma conclusão quan¬to ao valor terapêutico desta droga antifúngica.

Palavras-chave: EUMICETOMA PODAL

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações