Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 72 Número 1




Voltar ao sumário

 

Investigação

Subcision: uma alternativa cirúrgica para a lipodistrofia ginóide (celulite) e outras alterações no relevo corporal


DÓRIS MARIA HEXSEL1, ROSEMARI MAZZUCO2

1Professora Auxiliar de Ensino de Dermatologia
2Acadêmica do sexto ano de Medicina

_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.11.96_ *Trabalho realizado na Faculdade de Medicina, Universidade de Passo Fundo - RS.*

Correspondência:
Dóris Maria Hexsel Av. Pátria, 823/302 Carazinho RS 99500-000 Tel/Fax: (054) 331-3310

 

Resumo

FUNDAMENTO - A _subcision_ é uma técnica cirúrgica de preenchimento de cicatrizes e outras depressões do relevo cutâneo, que que consiste na secção de septos fibrosos subcutâneos do sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS), resultando na elevação do efeito mediante a liberação dos septos fibrosos que tracionam a pele e a estimulação da síntese de novo tecido conjuntivo. OBJETIVOS - Apresentar a técnica utilizada e os resultados com o uso da _subcision_ para o tratamento de alterações no relevo de coxas e regiões glúteas. PACIENTES E MÉTODOS - Durante o período de vinte meses (fevereiro de 1995 a outubro de 1996) foram tratadas 46 pacientes do sexo feminino, com idades entre 15 e 43 anos, em clínica privada, submetidas a uma a quatro sessões de _subcision_. A eficácia do método baseou-se na avaliação subjetiva (pelo método e pela paciente) e em documentação fotográfica comparativa. RESULTADOS - Foi bom e excelente na oopinião de 95,65% das pacientes, com melhora significativa das depressões cutâneas, baixa incidência de complicações e resultados persistentes. CONCLUSÃO - O método mostrou-se simples, seguro, eficiente e reproduzível.

Palavras-chave: ANOMALIDADES DA PELE, TECIDO ADIPOSO., CICATRIZ, CIRURGIA, LIPODISTROFIA

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações