Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 64 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

Variação na freqüência da esporotricose no Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 1966 e 1987

Variation in frequency of Sporotrichosis observed at the Dermatology Clinic at "Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP" - São Paulo/Brazil


LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, ALBERTO SALEBIAN2

1Médico Residente
2Biologista

Trabalho do Departamento de Dermatologia - Hospital das Clínicas da FMUSP (Serviço do Professor Sebastião A. P. Sampaio).

 

Resumo

Os autores apresentam a variação na frequência da esporotricose observada no Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unibersidade de São Paulo entre 1966 e 1987. A frequência máxima, observada em 1966, foi de 9.11 casos por mil. A mínima, registrada em 1982, foi de 0,24%. A média foi de 2,76%, caracetrizando diminuição ao longo do período estudado. A análise estatística demonstra que a diminuição é significativa (p < 0,0001). Alguns fatores possivelmente relacionados com esta diminuição são expostos: melhora do nível nutricional da população, melhora do sistema de saúde do Município e do Estado de São Paulo e alterações no ecossistema do fungo, causadas pela urbanização da cidade. Outros autores acreditam que este último fator seja o mais significativo na explicação da diminuição, mas não descartam a participação, em maior ou menor escala, de outros fatores.

Palavras-chave: ESPOROTRICOSE, INCIDÊNCIA

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações