Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

27

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Prevalência de psoríase em estudo de 261 pacientes com vitiligo

Prevalence of psoriasis in a study of 261 patients with vitiligo


CAIO CESAR SILVA DE CASTRO1

1Preceptor da Residência em Dermatologia da Santa Casa de Curitiba; Mestrando em Ciências da Saúde pela PUC-PR - Curitiba (PR), Brasil.

Recebido em 15.07.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 20.07.2005. Trabalho realizado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - PUC-PR - Curitiba (PR), Brasil.

Correspondência:
Caio César Silva de Castro Padre Anchieta, 1846, cj 1014 Telefone: (41) 3568-2036 Fax: (41) 3027-3186 "Email":mailto:caio_castro@yahoo.com.br

 

Resumo

*Fundamentos*: O estudo da associação de psoríase e vitiligo é necessário em razão das prováveis origens imunológicas dessas enfermidades e da proximidade de _loci_ encontrados no cromossomo 1p31. *Objetivos*: O propósito principal foi determinar a prevalência de psoríase em pacientes com vitiligo em amostra de 740 pacientes submetidos à fototerapia em Curitiba, PR e descrever suas características clínicas. *Métodos*: Dos 740, foram estudados retrospectivamente 261 pacientes com diagnóstico de vitiligo, e analisados aqueles com associação de vitiligo e psoríase no período entre 2000 e 2004. *Resultados*: A prevalência dessa associação neste trabalho foi de 3,06%; semelhante à de outras pesquisas anteriores. Foram identificados dois casos dos quais não se encontrou relato em revisão da literatura: a) a associação de vitiligo, psoríase e halo nevo; b) a associação de vitiligo segmentar e psoríase. *Conclusões*: A associação de vitiligo e psoríase tem sido raramente relatada, sendo ainda necessários estudos sobre a fisiopatologia e a genética dessa associação.

Palavras-chave: NEVO PIGMENTADO, PSORÍASE, VITILIGO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações