Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

15

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

15

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 64 Número 6




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Mecanismo de cura da cromomicose pela criocirurgia com nitrogêneo líquido - Estudo in vitro sobre a resistência dos fungos causadores da doença ao frio

Cure of chromomycosis by cryosurgery with liquid nitrogen - "In vitro" studies about fungal resistance to low temperatures


LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1

1Médico Residente da Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Serviço Social do Prof. Sebastião A.P. Sampaio).

Correspondência:
Av. Prof. Alfonso Bovero, 377 01254- São Paulo - SP

 

Resumo

A aplicação de nitrogênio líquido (criocirurgia) já é aceita como modalidade eficaz no tratamento da cromomicose. Não se sabe, no entanto, qual o mecanismo que leva à cura da doença. Neste trabalho, o Autor estudou a ação direta do frio sobre os fungos causadores da doença, expondo culturas desses microrganismos a temperaturas de -50, -90 e -196 °C. Os resultados obtidos demonstram que o frio isoladamente não pode ser responsabilizado pela destruição dos mesmos. O Autor sugere que outros fatores estejam envolvidos, como por exemplo o pH ácido do meio necrosado ou a falta de nutrientes.

Palavras-chave: NIITROGÊNIO LÍQUIDO, CROMOMICOSE, CRIOCIRURGIA

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações