Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

10

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 5




Voltar ao sumário

 

Artigo de revisão

Teledermatologia - Passado, presente e futuro

Teledermatology - Past, present and future


HÉLIO AMANTE MIOT1, MAURÍCIO PEDREIRA PAIXÃO2, CHAO LUNG WEN3

1Dermatologista da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, (SP); Professor doutor substituto do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da FMB-Unesp, Botucatu, São Paulo (SP), Brasil.
2Dermatologista da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, (SP); Pós-graduando (Doutorado) da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP);
3Professor Livre Docente e coordenador geral da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 22.08.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.09.2005. Trabalho realizado na Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil.

Correspondência:
Hélio Amante Miot Departamento de Dermatologia da FMB-UNESP Campus Rubião Jr. 18618-000 - Botucatu - SP Tel./FAX: (14) 3882-4922 "E-mail":mailto:heliomiot@uol.com.br

 

Resumo

Teledermatologia é a área da telemedicina que estuda a aplicação das tecnologias de telecomunicação e informática para a prática dermatológica sem necessidade da presença física do especialista, com potencial de levar planejamento de saúde, pesquisa, educação, discussão clínica, segunda opinião e assistência dermatológica às populações com dificuldades de deslocamento para ações presenciais. A evolução, redução de custos e a difusão das tecnologias de telecomunicação e informática têm viabilizado a implantação de sistemas de teledermatologia de larga abrangência e baixo custo para apoio à prática clínica em todo o mundo.

Palavras-chave: CONSULTA REMOTA, DERMATOLOGIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TELEMEDICINA

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações