Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 5




Voltar ao sumário

 

Iconografia

Lipomatose simétrica benigna

Benign symmetric lipomatosis


AIRTON DOS SANTOS GON1, LORIVALDO MINELLI2, MAURO FILGUEIRAS MENDES3

1Mestre. Professor assistente do Setor de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
2Doutor. Professor associado do Setor de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.
3Professor auxiliar do Setor de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.

Recebido em 06.07.2004. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.01.2005. Trabalho realizado no no Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL - Londrina (PR), Brasil.

Correspondência:
Airton dos Santos Gon Avenida Maringá, 1849 - Jardim Quebec 86060-000 - Londrina - PR Tel./Fax: (43) 3327-2929 "E-mail":mailto:airton@sercomtel.com.br

 

Resumo

A lipomatose simétrica benigna é síndrome rara, caracterizada pelo acúmulo de massas de tecido adiposo no tronco, pescoço e nos membros que, pela peculiaridade de seus sinais clínicos, recebeu de seus primeiros observadores denominações comparativas que se tornaram clássicas e são até hoje utilizadas de maneira bastante apropriada. Com base no registro de um caso típico dessa condição, são demonstrados alguns desses aspectos, como o "colar de cavalo" e a aparência "pseudoatlética".

Palavras-chave: LIPOMA, LIPOMATOSE, TECIDO ADIPOSO

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações