Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 5




Voltar ao sumário

 

Memória

Há 100 anos, a descoberta do Treponema pallidum

A hundred years ago, the discovery of Treponema pallidum


ELEMIR MACEDO DE SOUZA1

1Professor Livre-docente; Coordenador da Disciplina de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 26.07.2005. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.08.2005. Trabalho realizado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - São Paulo (SP), Brasil.

Correspondência:
Elemir Macedo de Souza Rua Alexander Fleming, 181 - Cidade Universitária 13081-970 - Campinas - São Paulo "E-mail":elemir@fcm.unicamp.br

 

Resumo

A descoberta do _Treponema pallidum_ por Schaudinn & Hoffmann em 3 de março de 1905 foi influenciada pela comunicação de Siegel, sobre a descoberta do agente etiológico da sífilis. Encarada com ceticismo, a comunicação acarretou novas investigações, conduzidas pelo zoologista Schaudinn e pelo dermatologista Hoffmann -primeiros observadores do agente da sífilis, denominado _Spirochaeta pallida_. A descoberta foi o passo inicial para o desenvolvimento dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos nos anos subseqüentes.

Palavras-chave: _TREPONEMA PALLIDUM_, HISTÓRIA DA MEDICINA, SÍFILIS

© 2017 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações