Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 72 Número 5




Voltar ao sumário

 

Investigação

Avaliação da herdabilidade e concordância da acne vulgar em gêmeos


JÁDER FREIRE SOBRAL FILHO1, CHARLES NAMARA ALÍPIO SILVA2, JANAINA CÃNDIDA RODRIGUES3, JANA LUIZA TOSCANO DIAS RODRIGUES4, MOHAMED ABOUI AZOUZ5

1Professor de Patologia e Dermatologia - UFPB. Pós-graduação em Dermatologia. Hopsital das Clínicas - UFPE e Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Genética Clínica - UFPB.
2Acadêmico de Medicina. Bolsista PIBIC/CNPq.
3Médica Residente em Otorrinolaringologia. Hospital de Base de Brasília - DF.
4Acadêmica de Medicina - UFPB.
5Professor de Dermatologia - UFPB.

_Recebido em 05.11.96._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.6.97._ *Trabalho realizado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.*

Correspondência:
Jader Freire Sobral Filho Rua Rui Barbosa, 202/207 João Pessoa PA 58040-490

 

Resumo

FUNDAMENTOS - A importância dos fatores genéticos na origem, no curso e na gravidade da acne vulgar é avaliada em gêmeos homozigóticos e dizigóticos. No presente momento, existem poucos estudos científicos paro avaliar a genética na acne. OBJETIVO - Verificar a concordância e a hereditariedade em gêmeos portadores da acne vulgar. MÉTODOS - Num grupo de duzentos pares de gêmeos homozigóticos e dizigóticos nascidos entre 1970 e 1980, pesquisados a partir do prontúario das maternidades de João Pessoa - PB, foram calculados a incidência cumulativa, a herdabilidade e o grau da acne vulgar em ambos os gêmeos (H - Cmz-Cdz / 1-cdz) e (I = A / A + B). RESULTADOS - Dos duzentos pares de gêmeos, 70% possuem acne vulgar. A concordância entre os gêmeos monozigóticos foi de 98% e entre os heterozigóticos, de 55%, a hereditariedade, de 95%. CONCLUSÕES - A incidência de gêmeos em João Pessoa é de 0,8%. A acne vulgar tem influência genética estatisticamente significante, sendo, pois, doença de dominância genética.

Palavras-chave: GENÉTICA., ACNE VULGAR, GÊMEOS

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações