Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

1

dias para responder ao Questionário Online

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 66 Número 5




Voltar ao sumário

 

Artigos originais

Auto-inoculação experimental no líquen plano

Experimental autoinoculation on the lichen planus


VINICIO DE ARRUDA ZAMITH1

1Professor Docente da Escola Paulista de Medicina - Professor Doutor da Faculdade de Medicina da USP - Ex-Assistente da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Professor Dr. Sebastião de A. P. Sampaio)

Correspondência:
Vinício de Arruda Zamith Rua Itapera, 518 01332 - São Paulo - SP

 

Resumo

O autor com material retirado de dois doentes de líquen plano praticou duas auto-inoculações. Em 8/5/64 do primeiro, doente de L.P. há seis anos, após provocar uma bolha artificial com neve carbônica injetou na pele de seu antebraço E. por via intradérmica, 0,5ml da serosidade da bolha. Com este mesmo material inoculou ovos embrionados, os quais, após três passagens sucessivas se mostraram negativos (I. Adolfo Luiz de São Paulo, em colaboração com o Dr. Luiz F. de Salles Gomes). Em 30/6/64 do segundo, doente de L.P. há cerca de seis meses, praticou uma biópsia de uma lesão da perna D. O triturado desta lesão foi injetado pela via intradérmica na pele do seu antebraço E. Após 26 anos de observação considerou as experiências negativas, pois jamais surgiram lesões suspeitas de L.P. Em conclusão afirma que a negatividade de suas experimentações não demontraram a natureza infecciosa do L.P., contudo não a afastaram definitivamente.

Palavras-chave: AUTO-INOCULAÇÃO EXPERIMENTAL, LÍQUEN PLANO

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações