Sociedade Brasileira de Dermatolodia

Anais Brasileiros de Dermatologia

GO TO

ISSN-e 1806-4841

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Associado da SBD, caso não possua ou esqueceu sua senha, solicite-nos.

Assinantes dos ABD

Prazo encerrado para respostas!

Acesso Restrito:


Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 67 Número 1




Voltar ao sumário

 

Comunicação

A dermatologia no ensino ambulatorial da cirurgia

The dermatology in the ambulatorial teaching of surgery


GABRIEL TEIXEIRA GONTIJO1, TANCREDO FURTADO2, JOÃO AMILCAR SALGADO3

1Mestre em Dermatologia e Orientador de Cirurgia Dermatológica no Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Universidade Federal de Minas Gerais
2Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
3Professor Titular de Clínica Médica e de Pedagogia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo de Tese de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Resumo

Inicialmente foram analisados os currículos de todas as 76 escolas médicas do país e de 14 escolas médicas estrangeiras em relação ao ensino da cirurgia no curso de graduação. Esta análise revelou que os atuais currículos das escolas médicas se caracterizam, em sua maioria pela ênfase nas especialidades e não nas áreas fundamentais da medicina, com evidente prejuízo para a formação do médico geral. O maior número de disciplinas referentes à matéria crescentemente especializada é um dos indicadores de que os currículos de graduação não estão cumprindo sua finalidade precípua. A experiência com a resolução de problemas dermatológicos na disciplina de Cirurgia Ambulatorial no curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi estudada durante três anos. Procedeu-se à análise crítica do conjunto de todos os dados procurando-se verificar a posição relativa da Dermatologia na Cirurgia Ambulatorial, especialmente no auxílio ao diagnóstico, prognóstico e tratamento dos problemas apresentados isto atenderia ao aspecto interdisciplinar e multiprofissional de inquestionável relevância no ensino médico. No levantamento realizado a prevalência nosológica em Dermatologia na Cirurgia Ambulatorial variou de 70% a 80% revelando a importância da especialidade para o aperfeiçoamento da conduta técnica e, portanto, da resolubilidade dos problemas globais deste nível de atendimento. O estudo revela, finalmente, a importância da Cirurgia Ambulatorial no Curso de Graduação em Medicina e o papel da Dermatologia nesta disciplina.

Palavras-chave: ENSINO MÉDICO, CIRURGIA DERMATOLÓGICA, CIRURGIA AMBULATORIAL, CIRURGIA, DERMATOLOGIA

© 2018 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

GN1 - Sistemas e Publicações