TY - JOUR T1 - Atualização em papiloma vírus humano – Parte II: diagnóstico complementar, tratamento e prevenção JO - Anais Brasileiros de Dermatologia T2 - AU - Araújo,Marcelo Grossi AU - Magalhães,Geraldo Magela AU - Garcia,Lucas Campos AU - Vieira,Érica Cristina AU - de Carvalho-Leite,Maria de Lourdes Ribeiro AU - Guedes,Antônio Carlos Martins SN - 26662752 M3 - 10.1016/j.abdp.2020.11.003 DO - 10.1016/j.abdp.2020.11.003 UR - http://www.anaisdedermatologia.org.br/en-atualizacao-em-papiloma-virus-humano-articulo-S266627522100028X AB - Nesta revisão não sistemática sobre o papiloma vírus humano (HPV) são abordados o diagnóstico complementar, o tratamento e as medidas de prevenção. Entre os métodos disponíveis para o diagnóstico complementar, discute‐se a histopatologia, método consagrado na prática dermatológica, suas indicações, principais achados e limitações. Sobre a microscopia eletrônica, discute‐se brevemente sua importância para os conhecimentos acumulados sobre o HPV e em pesquisas que buscam respostas que possam ser aplicadas na prática médica. São revistas as aplicações práticas do conhecimento molecular sobre o vírus em relação à sorologia, tipagem genômica e suas indicações. O enfoque na terapêutica é colocado nas opções disponíveis para tratamento das principais manifestações clínicas, com suas evidências e limitações, tanto aquelas de uso local quanto as propostas de tratamentos sistêmicos e o uso de medicações off label. Por fim, discutem‐se as medidas de prevenção, incluindo as vacinas e a educação em saúde. As vacinas são um recurso valioso na prevenção primária e estão disponíveis em vários países. Sua composição, indicações e efeitos adversos são abordados. Na educação em saúde, é enfatizada a infecção pelo HPV como doença de transmissão sexual e as dificuldades enfrentadas com as prevenções primária e secundária desse agravo. ER -