TY - JOUR T1 - Manifestações cutâneas das bartoneloses JO - Anais Brasileiros de Dermatologia (Portuguese) T2 - AU - Lins,Karina de Almeida AU - Drummond,Marina Rovani AU - Velho,Paulo Eduardo Neves Ferreira SN - 26662752 M3 - 10.1016/j.abdp.2019.02.001 DO - 10.1016/j.abdp.2019.02.001 UR - http://www.anaisdedermatologia.org.br/pt-manifestacoes-cutaneas-das-bartoneloses-articulo-S2666275219300207 AB - Bartoneloses o termo utilizado para descrever doenças causadas por qualquer espécie de Bartonella. A infecção pode manifestar‐se como bacteremia assintomática a quadros potencialmente fatais. Muitas espécies são patogênicas ao homem, mas três são responsáveis pela maioria das manifestações clínicas em seres humanos: Bartonella bacilliformis, Bartonella quintana e Bartonella henselae. A verruga peruana, causada pela B. bacilliformis, pode ser indistinguível da angiomatose bacilar causada pelas outras duas espécies. Outras manifestações cutâneas são: exantema maculopapular na febre das trincheiras, pápulas ou nódulos na doença da arranhadura do gato, vasculites (muitas vezes associadas às endocardites). Além dessas, pode ocorrer exantema morbiliforme febril, púrpura, urticária, eritema nodoso, eritema multiforme, eritema marginado, granuloma anular, vasculites leucocitoclásticas, reações granulomatosas e reações angioproliferativas. Considerando o amplo espectro da infecção e as potenciais complicações associadas às Bartonella spp., a infecção deveria ser considerada pelos médicos com mais frequência entre diagnósticos diferenciais de condições idiopáticas. Estas doenças são frequentemente negligenciadas por profissionais da saúde e pesquisadores. ER -