Investigação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
JUAN MANUEL PIÑEIRO MACEIRA, RODRIGO OCTÁVIO C. MAGALHÃES
|
FUNDAMENTOS - Os nervos melanocíticos adquiridos são neoplasias benignas de grande prevalência, caracterizados pelo agrupamento de células nérvicas em ninhos localizados na derme e/ou junção dermoepidérmica.
OBJETIVOS - Avaliar a praticidade da classicação de Ackerman e colaboradores, que valoriza a silhueta das lesões e lhes atribui epônimos (nervos de Miescher, Unna, Clark e Spitz), em comparação à utilizada na instituição (nevo melanocítico juncional, composto, intradérmico, nevo halo, nevo displásico e nevo de Spitz).
MATERIAL E MÉTODOS - Foi realizada análise retrospectiva da histopatologia de 521 casos de nevos melanocíticos adquiridos, diagnosticados no HUCFF/UFRJ, segundo os critérios das duas classificações, e avaliadas as variáveis sexo, idade e localização da neoplasia.
RESULTADOS - Houve predomínio de pacientes do sexo feminio (77,5%). A faixa etária acima de 44 anos foi a de maior representatividade (33,4%), e a localização na cabeça/pescoço a mais freqüente (53,3%). Segundo os critérios tradicionais, a maioria dos nevos melanocíticos amostrados era intradérmicas (73,3%). Foi possível aplicar a nova classificação em 92,1% do total de casos, sendo a maioria nevos de Miescher (54,1%).
CONCLUSÃO - A utilização da silhueta oferece a possibilidade de correlação clinicopatológica, e o emprego do epônimo nevo de Clark na nova classificação representa contribuição para desmitificar a expressão nevo displásico e engloba também grande parte dos nevos halo e juncionais.
Palavras-chave: CLASSIFICAÇÃO, NEVO PIGMENTADO
|
Resumo
|
BERNARDO GONTIJO, CLARISSE ZAITZ, CLAUDIO JOSÉ BARTELLE, DAVID RUBEM AZULAY, IPHIS TENFUSS CAMPBELL, SILMARA DA COSTA PEREIRA CESTARI et al.
|
FUNDAMENTOS - O ciclopirox esmalte 8% é agente fungicida e esporícida com formulação apropiada para o tratamento das onimicoses.
OBJETIVOS - Avaliar a eficácia, segurança e aceitação cosmética do ciclopirox esmalte no tratamento das onicomicoses.
MÉTODO - Estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, de 116 pacientes, com idade entre 18 e 70 anos, portadores de onicomicose distal/lateral ou superficial branca. A área afetada pela micose era igual ou inferior a 50 % da área total da unha, e a matriz ungueal, livre de acometimento micótico. O medicamento foi aplicado durante seis meses.
RESULTADOS - A eficácia clínica foi avaliada pelo aumento da área não afetada da unha alvo e expressa em porcentagem da área total da unha. A variação foi de 74 ± 12% na visita inicial para 89 ± 10% ao término do tratamento (p<0,05). A negatividade da cultura foi observada em 83% dos pacientes, e a segurança e aceitação cosméticas, destacadas.
CONCLUSÃO - O ciclopirox esmalte 8% mostrou-se eficaz, seguro e cosmeticamente adequado no tratamento das onicomicoses nos casos selecionados.
Palavras-chave: ONICOMICOSE, TERAPÊUTICA
|
Resumo
|
VÂNIA OLIVEIRA DE CARVALHO, LEIDE PAROLIN MARINONI, ADRIANA VIDAL TARASTICHUCK, SUSANA GIRALDI, KERSTIN TANIGUCHI ABAGGE et al.
|
FUNDAMENTO - O vitiligo é uma doença crônica que afeta 2% da população geral e inicia em 50% dos casos antes dos 20 anos de idade. Poucos autores estudaram suas características exclusivamente na criança, porém, alguns trabalhos demonstram certas diferenças com relaçao à doença no adulto.
OBJETIVO - Apresentar as características clínicas do vitiligo na faixa etária pediátrica em 174 pacientes traçando comparação com a literatura.
MATERIAL E MÉTODOS - Análise retrospectiva de 174 pacientes com diagnóstico clínico de vitiligo, que consultaram o Ambulatório de Dermatologia Pediátrica do Hospital de Clínicas nos últimos 16 anos. Foi feita avaliação de dados clínicos em todos e fundo de olho em 22.
RESULTADOS - A incidência de vitiligo foi de 2,1%. Com predomínio no sexo feminino (64,9%). A idade de início foi entre quatro e seis anos (34%), e a idade na primeira consulta foi entre sete e nove anos (30,4%). Estes dados são semelhantes a outros encontrados na populaçao pediátrica. Os membros foram a localização inicial de lesão (42,5%) e o tipo focal o mais encontrado (46,5%), seguldo do vulgar (34,4%). Nevo halo (9,7%) foi menos freqüente do que na população adulta com vitiligo. Atopia (22%) teve incidência maior que ma população geral. O fundo de olho foi normal em 22 pacientes que o realizaram.
CONCLUSÃO - Baseados em dados da história clínica, exame físico e fundo de olho, traçamos características do vitiligo na população pediátrica, que incide mais na menina e inicia-se entre quatro e seis anos, do tipo focal e mais localizado nos membros. O nevo halo ocorre menos freqüentemente que no adulto. Parece não ter alteração ocular precoce.
Palavras-chave: CRIANÇA, VITILIGO, VITILIGO
|
Resumo
|
SILVIO ALENCAR MARQUES, NEUZA LIMA DILLON, ROSANGELA MA. PIRES DE CAMARGO, MARTHA CASSONI HABERMANN, JOEL CARLOS LASTÓRIA, SILVIA REGINA C. SARTORI BARRAVIERA, ONIVALDO BRETAN, MARIANGELA ESTHER ALENCAR MARQUES et al.
|
FUNDAMENTOS - Paracoccidioidomicose é a micose sistêmica de maior ocorrência no Brasil. O Estado de São Paulo apresenta níveis endêmicos da doença.
OBJETIVO - Estudar a casuística da paracoccidioidomicose do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, diagnosticada entre 1976 e 1996.
MÉTODOS - Estudo descrito de casos, segundo protocolo específico, incluindo anamnese, exame clpinicodermatológico e laboratorial, tratamento e seguimento dos pacientes.
RESULTADOS - Foram observados 315 casos correspondendo a 1,04% dos casos novos dermatológicos neste período: 89,8% do sexo masculino; 61,9% acima dos quarenta anos e 53,7% trabalhores rurais. Queixas clínicas orofaríngeas em 53,6%, cutâneas em 23,8% e de adenomegalias em 10,2%. Setenta pacientes haviam sido previamente tratados em outro serviço. A forma clínica crônica multifocal do adulto predominou com 80,6% seguida pela aguda-subaguda (tipo juvenil) com 15,5%. As localizações principais da doença foram pulmonar em 80%, orofaringolaríngeas em 69,2% e cutâneas em 45,7%. Tratamento: Anfotericina B em 146 pacientes; Cetoconazol - 88, Itraconazol - 56, Sulfamidicos - 146 e Terbinafina em 3. A letalidade foi de 2%.
CONCLUSÕES - Devem ser salientados: o grande número de casos indicando a importância regional da enfermidade; o alto percentual de queixas tegumentares e a alta freqüência de casos em recidiva.
Palavras-chave: MICOSE, PARACOCCIDIOIDOMICOSE., EPIDEMIOLOGIA
|
Caso Clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
JOSÉ ROBERTO PAES DE ALMEIDA
|
O autor relata o aparecimento de líquen plano em quatro membros de uma família em épocas diferentes. Discute as prováveis etiologias e possibilidade de ser mais freqüente do que demonstra a literatura.
Palavras-chave: FAMÍLIA, LÍQUEN PLANO, FAMILY
|
Resumo
|
CLARA CRISTIANA LINS FLORÊNCIO, IRAN COSTA JR., LUCIANO MONTENEGRO, SÉRGIO LOPES VIANA, LEILA GUEDES et al.
|
Os rabdomiossarcomas perineais são tumores raros e de prognóstico reservado. Os autores descrevem um caso de rabdomiossarcoma pleomórfico do períneo, com metástases a distância e apresentação inicial muito grave, com resposta eficaz à quimioterapia (QD). Estudo histopatológico associado à análise imuno-histoquímica e tomografia computadorizada são os exames mais úteis na investigação desse tipo de tumores. O tratamento preferencial consiste em cirurgia, acompanhada de QT com Vincristina, Actinomicina-D e Ciclofosfamida. A radioterapia é utilizada como terapia adjuvante e não como modalidade isolada.
Palavras-chave: PERÍNEO, RABDOMIOSSARCOMA
|
Resumo
|
LUCIANA MARX RAMOS, DULCILÉIA FERRAZ RODRIGUEZ, MARIA ESTER MASSARA CAFÉ, JACKSON MACHADO PINTO, MARIA SILVIA LABORNE ALVES DE SOUZA et al.
|
Os autores relatam um caso de criptococose cutânea primária em paciente que fazia uso crônico de corticoterapia sistêmica devido a reações tipo I de hanseníase. Apresentava grandes lesões em placas verrucosas com abscessos no membro superior direito e mão direita após trauma na mão. O tratamento consistiu em anfotericina B inicialmente e foi mantido com itraconazol oral. As lesões regrediram completamente após quatro meses de tratamento, deixando apenas cicatrizes atróficas O caso é relatado em função de sua raridade.
Palavras-chave: CRIPTOCOCOSE, IMUNOSSUPRESSÃO
|
Resumo
|
TULLIA CUZZI MAYA, MARIA JOSÉ SERAPIÃO, MARIA CLARA GUTIERREZ GALHARDO, BEATRIZ GRINSZTEJN, SOLANGE C. CAVALCANTE, MANOEL PAES DE OLIVEIRA NETO et al.
|
Os autores relatam um caso de melanoma associado à infecção pelo HIV. O êxito letal ocorreu 12 meses após o diagnóstico da neoplasia. O estudo de necropsia revelou comprometimento de múltiplos órgãos, e o padrão de disseminação das células tumorais sugeriu sua ampla circulação pela corrente sanguínea e linfática.
Palavras-chave: HIV, MELANOMA, MELANOMA, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
|
Resumo
|
ANA LUIZA MARINHO PEREIRA
|
Descrição de um caso de esclerose tuberosa, doença rara, de herança autossômica dominante, comprometendo os cromossomas 9 e 16. Caracteriza-se pelo surgimento de tumores benignos (hamartomas), afetando um ou vários órgãos e tecidos.
Palavras-chave: ESCLEROSE TUBEROSA
|
Artigo de revisão
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
SILVIO ALENCAR MARQUES
|
São apresentados aspectos relativos à epidemiologia, patogenia, classificação, às manifestações clínicas e os tratamentos da paracoccidioidomicose. Causada pelo _Paracoccidioides brasiliensis_, é a micose sistêmica mais freqüente e importante da América do Sul, particularmente no Brasil, na Argentina, Colômbia e Venezuela. Pela alta freqüência de lesões cutâneas e mucosas que apresente, pelo potencial de gravidade da enfermidade e das conseqüências socioeconômicas para o paciente, o dermatolista se obriga a estar preparado para o diagnóstico precoce e para a instituição de cuidades adequados.
|
Comunicação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
RAIMUNDA NONATA RIBEIRO SAMPAIO
|
Homenagem póstuma ao professor Philip Davis Marsden.
|
Informes
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
Nenhum resultado
|
|
Correspondência
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
Nenhum resultado
|
|