O autor passa em revista os diversos tipos com que apresentam as sifilides orbiculares, e descreve as lesões encontradas nos doentes que teve ocasião de observar.
Depois de ligeiras considerações em torno do diagnóstico jdestas sifilides, o autor chama atenção para a maior frequência das sifilides orbiculares, principalmente das sifílides circinadas de centro maculoso, nos indivíduos de raça negra.
|
O autor descreve dois casos de Piedra branca, cujos nódulos se localizam quasi exclusivamente nas extremidades de secção dos cabelos. No primeiro doente não foi encontrado, era cuidadosa pesquisa, um só nódulo fixado fora da extremidade; no segundo, no meio de uma infinidade de fios conta Minados, encontrava-se um ou outro de localização diversa. Como o primeiro doente cortava seguidamente os cabelos e o outro não, pensa o autor que os nódulos só se desenvolvem ao longo dos fios, muito tempo depois de haver numerosos nas nas extremidades.
Sem pretender apresentar um estudo micológico, mostra microfotografias dos nódulos fixados nas extremidades constituidos por esporos. Descreve 5 tipos de colônias claras com o mesmo material cultivado em meio de Sabouraud.
O autor aguarda a publicação dos estudos feitos poi parasitólogos, que completarão o trabalho e conclue da se¬guinte maneira:
1 - Ha um tipo de Piedra branca, cujos nódulos se localisam quasi exclusivamente nas extremidades de secção dos cabelos.
2 - Essa localisação não é descrita nos casos de Piedra, branca ou negra, até então observados pelos diversos autores.
3 - Trata-se, ou de uma modalidade clínica ainda não registrada de Piedra branca, produzida por cogumelos já conhecidos ou de uma nova. tricosporia, o que parece mais provavel.
4 - A distinção só poderá ser feita após estudo por para sitólogo e aguarda-se essa solução que será publicada.
5 - Em virtude da localisação dos nódulos nas extremidades livres, constantemente seccionada pelo cabeleireiro, a doença é de curta duração.
|