Editorial
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
RAYMUNDO MARTINS CASTRO
|
|
Comunicação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
MÔNICA MANELA AZULAY
|
Os autores apresentam aspectos clínicos e epidemiológicos da psoríase.
Foram analisados a partir de um questionário de 21 itens, as informaçõs referentes aos pacientes internados com a doença, nas enfermarias do Hospital Universitário da UFRJ no período de 1978-84.
Apurou-se entre outros resultados que a faixa etária mais acometida à internação foi a de 41-50 anos. O início da doença predominou na quarta e quinta décadas. O sexo masculino foi o mais acometido (56,5%). A raça branca apresentou alta incidência da afecção (69,7%).
Os aspectos referentes ao acometimento articular foram analisados em relação à freqüência, distribuição e concomitância do acometimento ungueal.
Foi criado um Banco de Dados, e como ferramenta de trabalho, utilizada a linguagem d-BASE II.
Palavras-chave: CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA, PSORÍASE
|
Resumo
|
MARCIA MOTTA MAIA DE OLIVEIRA
|
Os autores fizeram um levantamento de 126 prontuários de pacientes internados nas enfermarias de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário C.F.F - UFRJ e encontraram a candidose como manifestação mais freqüente - 44,44%, sífilis - 18,25%, eczema seborréico -17,46% e sarcoma de Kaposi -14,28%. Apresentam outros dados de natureza epidemiológica sobre a doença.
Palavras-chave: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMITIDAS, IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, NFECÇÕES OPORTUNISTAS, SARCOMA DE KAPOSI
|
Resumo
|
MAURÍCIO GUILHERME COUTO DE CASTRO
|
São focalizados aspectos psicológicos relacionados a alopécia androgênica no homem, com ênfase nos conflitos existentes na esfera da sexualidade.
Palavras-chave: ALOPÉCIA, IMPOTÊNCIA, SEXUALIDADE
|
Temas de atualização
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
LORIVALDO MINELLI
|
|
|
JARBAS ANACLETO PORTO
|
|
Resumo
|
ELIANE RIBEIRO DA GLÓRIA ANTUNES
|
A síndrome de Waardenburg, descrita em 1951, é uma condição autossômica e dominante que apresenta penetrância e expressividade variáveis de seus caracteres, e é representada por: deslocamento lateral dos cantos internos dos olhos (dystopia canthorum), hiperplasia da porção medial dos supercílios base nasal proeminente e alargada, heterocromia ou hipoisocromia da íris, surdez congênita neurossensorial uni ou bilateral, mecha branca frontal ou encanecimento precoce, e hipopigmentação cutânea.
Este estudo foi realizado a propósito de uma família em que a mãe e três dos seus quatro filhos apresentam quadro clínico típico da síndrome de Waardenburg. Foram feitas avaliações dermatológica, oftalmológica, otorrinolaringológica e odontológica, estudo dos cariótipos determinação do HLA e análise estrutural dos melanócitos da pele hipopigmentada e normal à microscopia eletrônica.
|
Caso Clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
ACHILEIA LISBOA BITTENCOURT
|
É apresentado um caso invulgar de lúpus eritematoso sistêmico (LES) bolhoso em criança de nove anos, com apresentação clínica de necrólise epidérmica tóxica. Observaram-se depósitos lineares de IgG e IgM ao nível da zona da membrana basal, na ausência de anticorpos contra a membrana basal. Uma possível associação de LE com outra doença bolhosa foi afastada definitivamente pelos achados imunológicos. Os autores tecem comentários acerca da raridade do LES bolhoso.
Palavras-chave: NECRÓLISE EPIDÉMICA TÓXICA, LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, DERMATOSES BOLHOSAS
|
Resumo
|
ILSON ÁVILA DOMINOT
|
Apresentação de um caso de paracoccidioidomicose de aspecto incomum, com comprometimento cutâneo e visceral ex¬tenso e ótima resposta terapêutica com sulfa.
Palavras-chave: PARACUCCIDIOMICOSE, SULFA
|
Resumo
|
MERCEDES POCKSTALLER PERRET, ANTONIO DE SOUZA MARQUES, MARCOS JOSÉ SUMRELL MIRANDA, DAVID RUBEM AZULAY, CLEIDE EIKO ISHIDA, TANIA LUDMILA DE ASSIS et al.
|
Os autores relatam um caso de cisto epidérmico pedunculado em paciente masculino de 41 anos. Comentam a forma inusitada de apresentação desse tumor, cujo diagnóstico foi histopatológico e discutem o diagnóstico diferencial clínico do mesmo.
O caso em questão motivou-os a efetuarem uma revisão da literatura nacional e estrangeira dos últimos 10 anos sobre o tema, não tendo os mesmos encontrado nenhuma referência à lesão semelhante.
Consideram, pois, tratar-se do primeiro caso publicado, seguramente, no período consultado.
Palavras-chave: REVISÃO DE LITERATURA, CISTO EPIDÉRMICO
|
Farmacologia clínica
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
ROGÉRIO ANTONIO S. NASCIMENTO
|
Foram estudados 22 pacientes, portadores de urticária crônica, que receberam, durante quatro semanas, um comprimido de 10mg de astemizol ao dia. Os resultados globais mostraram, em 82% dos casos, respostas excelentes e boas. Na avaliação diária dos pacientes, já no primeiro dia de tratamento, evidenciou-se melhora dos sintomas. Os efeitos colaterais foram praticamente ausentes. Concluíram os autores, que o astemizol é um tratamento seguro, eficaz, tendo um rápido início de ação, para portadores de urticária crônica.
Palavras-chave: URTICÁRIA CRÓNICA, ANTI-HISTAMINCOS, ASTEMIZOL
|
Resumo
|
LOURENÇO CHIARI
|
Índices de proteção de curativos adesivos sobre a reparação de ferimentos experimentais por incisão superficial da pele de cobaias foram analisados sob condições controladas. Parâmetros de Área, Irritação Cutânea, Cicatrização e Análises Histopatólogicas das regiões lesadas foram avaliados ao quatro e oitavo dia, após o procedimento incisional. Os resultados obtidos demonstram que curativos adesivos sobre os ferimentos contribuíram com um índice de eficácia protetora duas vezes maior se comparados aos índices de reparação cutânea relativos aos dos ferimentos expostos (descobertos).
Palavras-chave: INCISÕES SUPERFICIAIS, CURATIVOS, CICATRIZAÇÃO CUTÂNEA, REPITELIZAÇÃO, PROTEÇÃO
|
Resumo
|
SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO
|
Foi realizado um estudo aberto, não comparativo com a participação de 31 doentes portadores de pitiríase versicolor, utilizando um novo derivado imidazólico, o tioconazol. Todos os doentes apresentavam lesões disseminadas sendo a diagnose clínica, comprovada pela presença de fluorescência com luz de Wood e pelo exame micológico positivo. O tioconazol sob a forma de loção cremosa a 1% foi aplicado uma vez ao dia, por quatro semanas. Avaliação clínica, a fluorescência e o exame micológico foram realizados no pré-tratamento e na 1ª, 2ª e 4ª semanas.
Ao final do tratamento (4ª semana) cura clínica, ausência de fluorescência e exame micológico negativo foram observados em 28 doentes, apenas persistindo discreto prurido em dois doentes e eritema e descamação em um, que estavam porém com fluorescência e exames micológicos negativos. Na avaliação da 8ª semana (quatro semanas após o término do tratamento), observou-se cura clínica e micológica em 100% dos pacientes avaliados. A tolerabilidade foi excelente, não tendo ocorrido nenhuma reação adversa.
Em oito pacientes de um grupo de controle em que somente a loção-veículo sem tioconazol foi empregada, após quatro semanas, em sete, nenhuma melhora clínica e micológica foi observada, porém em um ocorreu melhora clínica e negativação do exame micológico.
Em conclusão, o tioconazol loção a 1% é um agente efetivo e bem tolerado para o tratamento da pitiríase versicolor.
Palavras-chave: IMIDAZÓLICOS, MICOSES SUPERFICIAIS, TIOCANOZOL, PITIRÍASE VERSICOLOR
|