Educação médica continuada
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Sílvio Alencar Marques, Luciana Patrícia Fernandes Abbade
|
|
As enfermidades bacterianas graves aqui discutidas serão aquelas que cursam com lesões dermatológicas em suas manifestações iniciais e, portanto, com frequência o dermatologista é chamado para opinar ou até mesmo é o primeiro médico a examinar o paciente. Demos prioridade nesta revisão àquelas que evoluem com necrose cutânea no decorrer de sua história natural, ou seja, a fasciíte necrosante, a gangrena de Fournier e o ectima gangrenoso. Observem os leitores que usamos a terminologia mais didática, individualizamos cada enfermidade, em vez de nos referir a elas pelo termo genérico “infecções necrosantes dos tecidos moles”. Acrescentamos nesta discussão, por sua relevância e frequência crescente, as infecções por Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA, methicillin-resistant S. aureus), mais especificamente os abcessos, furúnculos e antraz e suas potenciais etiologias por MRSA. O enfoque será dado à epidemiologia, manifestações clínicas dermatológicas, métodos de diagnóstico e tratamento de cada uma das enfermidades citadas.
Palavras-chave: Ectima; Fasciíte necrosante; Furúnculo; Gangrena de Fournier; Infecções bacterianas; Staphylococcus aureus resistente à meticilina.
|
Investigação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Marcel Nani Leite, Saulo Nani Leite, Guilherme Ferreira Caetano, Thiago Antônio Moretti de Andrade, Márcio Fronza, Marco Andrey Cipriani Frade et al.
|
FUNDAMENTOS: A dermoabrasão está relacionada com traumas mecânicos e cirúrgicos na pele e, geralmente, antisséptico tópico e/ou soro fisiológico têm sido usados para a cicatrização. Os produtos naturais para cicatrização de feridas também podem ser usados para abrasões, como o látex da Hevea brasiliensis.
OBJETIVO: Avaliar a viabilidade in vitro e os efeitos migratórios/proliferativos do soro de látex da Hevea brasiliensis e comparar com solução antisséptica padrão e solução fisiológica comercialmente disponíveis em dermoabrasão experimental em ratos.
MÉTODOS: Para avaliação in vitro foram usados os testes MTT e scratch assay. O teste in vivo foi feito em 72 ratos submetidos à dermoabrasão, tratados com solução salina, solução antisséptica ou com soro de látex. Foram avaliados a reepitelização, o infiltrado neutrofílico e a quantificação de crosta e epiderme.
RESULTADOS: O látex mostrou viabilidade nas concentrações de 1% e 0,1% e atividade migratória/proliferativa em concentrações de 0,01%. A reepitelização foi maior no grupo látex no sétimo dia. O grupo látex apresentou menor espessura das crostas e mais camadas epidérmicas. Os grupos látex e antisséptico apresentaram aumento dos níveis de mieloperoxidase no segundo dia e mostraram importante redução a partir do sétimo dia.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Modelo de ferida aguda superficial em ratos e não uso do gel-creme (veículo) sem o látex.
CONCLUSÃO: O látex atóxico estimulou a migração/proliferação de queratinócitos in vitro e acelerou significativamente a cicatrização de feridas em modelos de escoriação animal, em comparação com clorexidina ou solução salina.
Palavras-chave: Cicatrização; Dermoabrasão; Inflamação; Látex.
|
Resumo
|
Iago Gonçalves Ferreira, Dannielle Fernandes Godoi, Elaine Regina Perugini
|
FUNDAMENTOS: A dermatologia engloba o manejo de elevado número de afecções da pele e anexos cutâneos, portanto, torna-se relevante a análise dos perfis epidemiológicos para o planejamento em saúde.
OBJETIVO: Descrever o perfil nosológico da assistência dermatológica em Florianópolis, analisar a inter-relação entre a atenção primária à saúde e a atenção secundária em dermatologia, de janeiro de 2016 a dezembro de 2017.
MÉTODO: Estudo descritivo a partir de registros dos atendimentos médicos feitos na atenção primária à saúde e serviço de dermatologia, bem como registros dos laudos emitidos pelo serviço de teledermatologia.
RESULTADOS: Na atenção primária à saúde, de 55.265 atendimentos médicos (28.546 em 2016 e 26.719 em 2017), nota-se maior prevalência das enfermedades “dermatite atópica” (6,38%), “outras afecções da pele e do tecido subcutâneo” (5,10%) e “escabiose” (4,55%). Na atenção secundária em dermatologia, de 19.964 atendimentos (10.068 em 2016 e 9.626 em 2017), os diagnósticos mais prevalentes foram “outras neoplasias malignas da pele” (14,75%) e “alterações da pele devido à exposição crônica à radiação não ionizante”(10,20%).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Alguns atendimentos dermatológicos na atenção primária à saúde podem ter sido sub-registrados, pela atribuição de diagnósticos pouco específicos ou muito abrangentes.
CONCLUSÃO: Este estudo apresenta perfis nosológicos distintos das enfermidades cutâneas na atenção primária à saúde e na atenção secundária em dermatologia, reforça a importância do papel da atenção primária no manejo de quadros de menor complexidade, encaminha à dermatologia casos mais complexos que demandam maior experiência técnico-especializada.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde; Dermatologia; Diagnóstico, epidemiologia; Epidemiologia descritiva; Medicina de família e comunidade; Teledermatologia.
|
Resumo
|
Ersoy Acer, Didem Arslantaş, Gülsüm Öztürk Emiral, Alaattin Ünsal, Burcu Işıktekin Atalay, Saniye Göktaş et al.
|
FUNDAMENTOS: A canície é comum em humanos; entretanto, existem poucos dados sobre sua epidemiologia.
OBJETIVO: Avaliar as características clínicas e epidemiológicas e os fatores associados à canície.
MÉTODOS: Foram incluídos 1.541 voluntários entre 15 e 65 anos neste estudo transversal de base populacional. Um questionário sobre as características e os fatores associados à canície foi preenchido em entrevistas presenciais.
RESULTADOS: Canície foi observada em 1.063 participantes (69,0%). A idade média de surgimento foi de 32,9 ± 9,8 anos; 31,7 ± 9,5 anos no sexo feminino e 33,7 ± 10,0 anos no masculino (p = 0,001). A área mais comumente afetada no início da canície e no momento da avaliação foi a região temporal. Quando avaliado por sexo, a região temporal foi a mais afetada entre os participantes do sexo masculino e a região parietal entre as participantes do feminino. A canície foi mais grave no sexo masculino do que no feminino e em casos de início tardio do que naqueles de início precoce (respectivamente, p = 0,000, p < 0,001). Em casos de canície grave, a área mais comumente acometida no início e no momento da consulta foi a região temporal; já em casos de canície leve, a região mais afetada foi a parietal. Na análise de regressão logística, idade, estado educacional, histórico de queda de cabelos, tipo de pele, histórico familiar de canície precoce e ansiedade foram independentemente associados à canície (p < 0,05).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: O estudo foi feito apenas em indivíduos turcos. Outra limitação foi o viés de memória.
CONCLUSÃO: Sexo masculino, início tardio e surgimento na região temporal podem ser considerados fatores de pior prognóstico para a canície. Estudos epidemiológicos adicionais devem ser feitos em pessoas com diferentes origens étnicas para esclarecer as características clínicas e epidemiológicas e os fatores associados à canície.
Palavras-chave: Cor de cabelo; Epidemiologia; Estudos transversais; Prevalência.
|
Resumo
|
Unsal Savci, Engin Senel, Aynure Oztekin, Mustafa Sungur, Ozcan Erel, Salim Neselioglu et al.
|
FUNDAMENTOS: O eflúvio telógeno é a forma mais comum de alopecia não cicatricial, caracterizado por perda difusa de cabelos. A albumina modificada pela isquemia é um marcador de estresse oxidativo e inflamação.
OBJETIVO: Comparar os níveis de albumina modificada pela isquemia em pacientes com eflúvio telógeno e controles saudáveis.
MÉTODOS: Foram incluídos no estudo 91 pacientes diagnosticados com eflúvio telógeno e 35 voluntários saudáveis. O nível sérico de albumina modificada pela isquemia foi determinado por um método colorimétrico rápido e teste de ligação da albumina ao cobalto. Os resultados foram avaliados estatisticamente.
RESULTADOS: Não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os valores séricos de albumina nos grupos de pacientes e de controles (p = 0,739). Os valores séricos de albumina modificada pela isquemia foram significativamente maiores nos pacientes com eflúvio telógeno do que nos controles saudáveis (p < 0,001).
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Os valores do índice de massa corporal dos grupos de pacientes e controles não puderam ser calculados.
CONCLUSÃO: Tanto quanto é do conhecimento dos autores, este é o primeiro estudo clínico a investigar o papel do estresse oxidativo na patogênese do eflúvio telógeno com a albumina modificada pela isquemia como marcador. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se considerar que o estresse oxidativo desempenha um papel importante na patogênese do eflúvio telógeno. São necessários mais estudos para respaldar os resultados deste trabalho, para demonstrar os possíveis efeitos do estresse oxidativo e investigar os outros marcadores de estresse oxidativo na patogênese do eflúvio telógeno.
Palavras-chave: Alopecia; Estresse oxidativo; Inflamação.
|
Resumo
|
Tatiana Cristina Figueira Polo, José Eduardo Corrente, Luciane Donida Bartoli Miot, Silvia Justina Papini, Hélio Amante Miot et al.
|
FUNDAMENTOS: Psoríase é uma doença inflamatória crônica, com repercussão sistêmica e associada a comorbidades, como síndrome metabólica, doença cardiovascular e obesidade. Há maior prevalência de obesos em comparação com a população geral. A dieta é um fator ambiental relevante, visto que má nutrição, peso corporal inadequado e doenças metabólicas, além do risco direto à saúde, prejudicam o tratamento da psoríase.
OBJETIVOS: Avaliar os padrões de consumo alimentar, aspectos antropométricos e aspectos relacionados à síndrome metabólica em pacientes com psoríase.
MÉTODOS: Estudo transversal por meio da avaliação antropométrica e questionário de frequência alimentar. Os itens do questionário de frequência alimentar foram avaliados por análise fatorial exploratória; os padrões alimentares identificados foram analisados por métodos multivariados.
RESULTADOS: Foram avaliados 94 pacientes, 57% do sexo feminino, média de 54,9 anos. A prevalência de obesidade foi de 48% e de síndrome metabólica, de 50%. A análise fatorial do questionário de frequência alimentar identificou dois padrões alimentares: Padrão 1 – predomínio de alimentos processados; Padrão 2 – predomínio de alimentos in natura. A análise multivariada revelou que os Padrões 1 e 2 apresentaram comportamentos inversos e a maior adesão à dieta 2 associou-se ao sexo feminino, indivíduos eutróficos, ausência de alterações lipídicas e da pressão arterial, além de relação cintura-quadril e atividade de doença cutânea menores.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Estudo monocêntrico feito em instituição pública, dependente da memória alimentar.
CONCLUSÃO: Identificaram-se dois padrões dietéticos em uma amostra brasileira de pacientes com psoríase. A prevalência de obesidade e síndrome metabólica foi maior do que na população adulta brasileira. A dieta in natura associou-se a menores indicadores de síndrome metabólica.
Palavras-chave: Consumo de alimentos; Comportamento alimentar; Psoríase.
|
Resumo
|
John Verrinder Veasey, Ricardo Andrade Zampieri, Rute Facchini Lellis, Thaís Helena Proença de Freitas, Lucile Maria Floeter Winter et al.
|
FUNDAMENTOS: A leishmaniose tegumentar americana é uma dermatose infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania e compreende amplo espectro de manifestações clínicas dependente das espécies do parasita envolvidas nas infecções e da resposta imunogenética do hospedeiro. O uso de técnicas de amplificação de DNA do parasita baseadas em reação em cadeia da polimerase (PCR) e a recente aplicação de técnicas acopladas, como a de dissociação de DNA em alta resolução, têm sido descritos como opção viável para a detecção e a identificação de Leishmania spp. em amostras biológicas.
OBJETIVOS: Identificar as espécies de Leishmania pela técnica de PCR-alta resolução em biópsias de pele de pacientes atendidos em hospital e comparar com resultados obtidos por outras técnicas de identificação molecular.
MÉTODOS: Estudo retrospectivo que avaliou pacientes com suspeita de leishmaniose tegumentar americana atendidos em hospital da cidade de São Paulo. Biópsias parafinadas de 22 pacientes foram analisadas por PCR-alta resolução para confirmação do diagnóstico e identificação das espécies de Leishmania.
RESULTADOS: Dos 22 pacientes com suspeita de leishmaniose tegumentar americana, 14 tiveram o parasita identificado: cinco casos (35,6%) de infecção por Leishmania amazonensis, quatro (28,5%) por Leishmania braziliensis, dois (14,4%) por L. amazonensis + Leishmania infantum chagasi, dois (14,4%) por Leishmania guyanensis e um caso (7,1%) por L. infantum chagasi. Em uma das amostras em que a presença de formas amastigotas foi confirmada em exame histopatológico, a técnica de PCR-alta resolução não detectou o DNA do parasita.
LIMITAÇÕES DO ESTUDO: Estudo retrospectivo com pequeno número de pacientes.
CONCLUSÕES: O método detectou e identificou espécies de Leishmania em blocos parafinados com sensibilidade de 96,4%, indicou a possibilidade de uso dessa metodologia na rotina diagnóstica.
Palavras-chave: Diagnóstico; Histologia; Leishmania braziliensis; Leishmania guyanensis; Leishmania infantum; Leishmaniose; Leishmaniose cutânea; Leishmaniose mucocutânea; Reação em cadeia da polimerase.
|
Relato de Caso
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Marina Ferreira, Luciana Helena Zacaron, Annair Freitas do Valle, Aloisio Carlos Couri Gamonal
|
O mixedema pré-tibial localizado é uma dermopatia cuja terapêutica é um desafio na dermatologia e ocorre em 0,5% a 4% dos pacientes com doença de Graves. Essa doença autoimune tireoidiana estimula a produção de ácido hialurônico e glicosaminoglicanos que se depositam, em particular, na região pré-tibial. Clinicamente, apresenta-se como infiltrado localizado, circunscrito e não depressível, em placas. Várias modalidades de tratamento são propostas e os resultados variam, com pior resposta em casos graves. Apresentamos o caso de uma paciente com mixedema pré-tibial elefantiasiforme submetida à técnica de aplicações de corticosteroide intralesional que resultou em resposta terapêutica excelente e encorajante, com manutenção dos resultados alcançados.
Palavras-chave: Avaliação de resultados de intervenções terapêuticas; Esteroides; Mixedema; Terapêutica.
|
Resumo
|
Melpone Komnitski, Angelo Komnitski, Amilton Komnitski Junior, Caio César Silva de Castro
|
Vitiligo é uma doença que provoca manchas hipocrômicas e acrômicas que podem afetar desde pequenas áreas até todo o tegumento. Quanto às opções de tratamento, elas são escassas e, geralmente, pouco eficazes. Recentemente, alguns relatos de caso mostraram resultados positivos com o uso de inibidores da via JAK-STAT associados à fototerapia. Relatamos o caso de uma paciente com artrite reumatoide associada ao vitiligo, em tratamento por dois anos apenas com uso oral de tofacitinibe 5 mg duas vezes ao dia, na ausência de exposição à radiação UV, apresentou melhoria parcial inicial do quadro após oito meses de terapia e com melhoria contínua durante esses dois anos de tratamento.
Palavras-chave: Fototerapia; Janus quinases; Vitiligo.
|
Resumo
|
Cristian Morán-Mariños, Wendy Nieto-Gutierrez, Josmel Pacheco-Mendoza
|
O linfangioma é um tumor raro e pouco estudado, geralmente detectado na primeira década de vida; seu surgimento é raro em adultos. Relatamos o caso de um homem de 51 anos com obesidade mórbida que apresentou, nos últimos oito meses, lesões tumorais múltiplas e assimétricas com extensão à região escrotal. O diagnóstico de linfangioma circunscrito com infecção foi confirmado. Neste relato é apresentado caso pouco frequente de linfangioma circunscrito.
Palavras-chave: Ictiose; Linfangioma; Obesidade mórbida.
|
Resumo
|
Anderson Alves Costa, Glaucia Ferreira Wedy, Walter Belda Junior, Paulo Ricardo Criado
|
O ângio-histiocitoma de células multinucleadas é uma proliferação vascular rara e de caráter benigno, de etiologia ainda desconhecida. Ocorre principalmente em mulheres de meia-idade e geralmente acomete as regiões acrais; as lesões se apresentam como discretas pápulas violáceas, agrupadas e assintomáticas. Na histopatologia observam-se proliferação e dilatação de pequenos vasos na derme papilar, estroma fibroso com feixes de colágeno espessados, além de células gigantes multinucleadas. Até o momento, há aproximadamente 140 casos descritos na literatura indexada. É apresentado o caso de uma mulher de 62 anos com quadro clínico típico que, tendo em vista o caráter benigno da doença, optou por não fazer tratamento. São enfatizados os aspectos clínicos e imuno-histológicos dessa entidade dermatológica incomum.
Palavras-chave: Células gigantes; Extremidade inferior; Histiocitoma; Neoplasias de tecido vascular; Relatos de caso.
|
Resumo
|
Emanuella Stella Mikilita, Irina Paipilla Hernandez, Ana Letícia Boff, Ana Elisa Kiszewski
|
A ictiose epidermolítica anular é um tipo raro de ictiose epidermolítica que se caracteriza por placas eritematodescamativas, policíclicas e migratórias acompanhadas de ceratodermia palmoplantar. Apresentamos o caso de menina de oito anos que desenvolveu placas eritematodescamativas, escamosas e migratórias associadas à ceratodermia palmoplantar. A hipótese inicial foi de eritroqueratodermia variabilis e progressiva; entretanto, o achado de hiperqueratose epidermolítica no exame histopatológico conduziu ao diagnóstico de ictiose epidermolítica anular.
Palavras-chave: Eritrodermia ictiosiforme congênita; Ictiose; Hiperceratose epidermolítica.
|
Dermatopatologia
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Beatriz da Silva Souza, Renan Rangel Bonamigo, Gabriela Lusa Viapiana, André Cartell
|
Metástases cutâneas são raras. Elas costumam se apresentar como nódulos ou tumorações. O diagnóstico baseia-se no exame histopatológico e o prognóstico é desfavorável. Descrevemos o caso de paciente do sexo feminino, 72 anos, com adenocarcinoma de antro gástrico tratado cirurgicamente. O exame anatomopatológico demonstrou adenocarcinoma pouco diferenciado com células em anel de sinete. A paciente evoluiu com acometimento ósseo, linfonodomegalias na região inguinal e infiltração cutânea nos membros inferiores, abdome e raiz dos membros superiores. A biópsia de pele demonstrou carcinoma em anel de sinete que embolizava vasos do derma e hipoderma e invasão do tecido adiposo, confirmaram linfangite carcinomatosa. A linfangite carcinomatosa é a invasão linfática cutânea e subcutânea por células tumorais. Metástase cutânea é relativamente incomum e se apresenta principalmente como nódulos cutâneos ou subcutâneos, e mais raramente como lesões inflamatórias. No presente caso, reportamos a linfangite carcinomatosa associada ao câncer gástrico.
Palavras-chave: Carcinoma de células em anel de sinete; Linfangite; Metástase linfática.
|
Revisão
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Thâmara Cristiane Alves Batista Morita, Paulo Ricardo Criado, Roberta Fachini Jardim Criado, Gabriela Franco S. Trés, Mirian Nacagami Sotto et al.
|
As vasculites constituem um grupo de diversas condições clínicas nas quais o principal achado ao exame histopatológico é a necrose fibrinoide nas paredes dos vasos sanguíneos. Neste artigo são analisados os principais aspectos dermatológicos relevantes para o diagnóstico clínico e laboratorial de síndromes de vasculite cutânea e sistêmica de vasos de pequeno e médio porte. Também são discutidos os aspectos mais importantes do tratamento.
Palavras-chave: Anticorpos anticitoplasma de neutrófilos; Púrpura de Henoch-Schöenlein; Síndrome de Churg-Strauss; Vasculite; Vasculite associada ao lúpus do sistema nervoso central; Vasculite leucocitoclástica cutânea; Vasculite sistêmica.
|
Dermatologia tropical / infectoparasitária
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Carlos Dornels Freire de Souza, Thiago Cavalcanti Leal, João Paulo Silva de Paiva, Victor Santana Santos
|
Objetivou-se analisar a tendência dos indicadores de magnitude da hanseníase em Sergipe, de 2001 a 2015. Estudo de séries temporais. Foram analisados os coeficientes de detecção geral, em menores de 15 anos e de casos com grau 2 de incapacidade física. Empregou-se o modelo joinpoint regression. Dois (2,6%) municípios apresentaram crescimento da detecção geral, cinco (6,6%) da detecção em menores de 15 anos e 19 (25,3%) do coeficiente de indivíduos com grau 2. Os achados sugerem manutenção da cadeia de transmissão.
Palavras-chave: Epidemiologia; Estudos de séries temporais; Hanseníase.
|
Resumo
|
Renan Bernardes de Mello, Dalton Nogueira Moreira, Ana Carolina Gomes Pereira, Nicole Ramalho Lustosa
|
A incidência de infecções por micobactérias não tuberculosas aumenta mundialmente e, até 2017, mais de 190 espécies e subespécies já foram documentadas. O reconhecimento desses agentes etiológicos em doenças que acometem indivíduos imunocompetentes e nas infecções associadas à cuidados médicos, como após procedimentos cirúrgicos e cosméticos, apesar de classicamente associadas à imunossupressão, torna relevante o estudo da epidemiologia e da patogênese desses microrganismos na prática médica. O Mycobacterium lentiflavum é um germe de crescimento lento e raramente acomete a pele. Relata-se um caso de micobacteriose cutânea por M. lentiflavum em paciente imunocompetente, após injeção subcutânea de composto lipolítico, tratada com claritromicina e levofloxacina.
Palavras-chave: Infecções dos tecidos moles; Infecções por micobactéria não tuberculosa; Mesoterapia.
|
Imagens em Dermatologia
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Daniel Fernandes Melo, Luciana Rodino Lemes, Rodrigo Pirmez, Bruna Duque-Estrada
|
A celulite dissecante é uma doença inflamatória crônica, progressiva e recidivante que acomete predominantemente o vértice e a região occipital de homens jovens negros. Cursa com pápulas e pústulas que evoluem para nódulos, abscessos e alopecia cicatricial. Este artigo ilustra e discute a tricoscopia evolutiva da celulite dissecante, desde sua fase areata-símile, passando pela abscedante, até a fibrótica cicatricial. A tricoscopia complementa a classificação clínico-patológica já existente baseada em gravidade e é uma ferramenta complementar útil no diagnóstico precoce e na monitoração do paciente durante o tratamento.
Palavras-chave: Alopecia; Dermoscopia; Foliculite.
|
Resumo
|
Izabella Cristina Cardozo Bomfim, Mayra Ianhez, Hélio Amante Miot
|
A sífilis é uma doença infecciosa que aflige a humanidade há séculos; entretanto, evidenciou-se recente aumento de sua incidência em todo o mundo. Descrevemos um paciente com lesões típicas de secundarismo e alopecia sifilítica em clareira cujo exame dermatoscópico demonstrou folículos pilosos vazios, pelos tipo velus, hiperceratose folicular, pontos pretos periféricos, com vasos dilatados e tortuosos, fundo vermelho-acastanhado e hipopigmentação das hastes. Além disso, apresentou fundo eritematoso mais evidente que os demais casos já descritos.
Palavras-chave: Alopecia; Dermoscopia; Sífilis.
|
Qual é seu diagnóstico?
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
Resumo
|
Elaine Dias Melo, Patrícia Motta de Morais, Débora Cristina de Lima Fernandes, Paula Frassinetti Bessa Rebello
|
A cromoblastomicose é micose subcutânea de evolução crônica que acomete principalmente os membros inferiores e, com menor frequência, o pavilhão auricular. Clinicamente, apresenta-se com lesões papulosas verrucosas, nodulares e/ou tumorais, isoladas, ou infiltradas, forma placas e, às vezes, atrofia em algumas áreas. A histopatologia caracteriza-se por infiltrado inflamatório granulomatoso dérmico e o diagnóstico pode ser confirmado por meio da detecção de corpos fumagoides nos exames anatomopatológico ou micológico direto. O tratamento a ser indicado dependerá da extensão e localização das lesões, são usados antifúngicos sistêmicos, remoção cirúrgica, crioterapia, termoterapia e imunoadjuvantes. No presente trabalho relata-se apresentação atípica de cromoblastomicose no pavilhão auricular.
Palavras-chave: Cromoblastomicose; Micoses; Orelha; Pavilhão auricular.
|
Resumo
|
Larissa Crestani, Isaura Azevedo Fasciani, Priscila Kakizaki, Neusa Yuriko Sakai Valente
|
Uma paciente de 58 anos há dois anos apresentava baqueteamento de um único dedo no segundo quirodáctilo da mão direita. Após investigação com exames de imagens e biópsia incisional, foi diagnosticado fibromixoma acral superficial. Faz-se uma breve revisão sobre o baqueteamento de um único dígito e suas causas, em especial o fibromixoma acral superficial.
Palavras-chave: Dedos; Mãos; Tumores fibrosos solitários.
|
Cartas/Investigação
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
Marianna Tavares Venceslau Gonçalves, Rafael Brandão Varella, Núbia Karla de Oliveira Almeida, Maria Angelica Arpon Marandino Guimarães, Flávio Barbosa Luz et al.
|
|
|
Carla Corrêa Martins, Renato Marchiori Bakos, Manuela Martins Costa
|
|
|
John Alexander Nova, Guillermo Sánchez-Vanegas, Mauricio Gamboa, Sebastian Ramiro Gil-Quiñones
|
|
|
María Fernanda Ordóñez-Rubiano, Victoria Lucía Dávila-Osorio, Paula Celeste Rubiano-Mojica, Ángela Marcela Mariño-Álvarez
|
|
Cartas/Caso clínico
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
Flávia Regina Ferreira, Carolina Fernandes Pereira, Juliana Carvalho Moretto, Mariana Patriota Naville
|
|
|
Xinyue Zhang, Songmei Geng, Yi Zheng
|
|
|
Cheryl Distel, María Luz Bollea Garlatti, Ana Clara Torre, Julia Riganti
|
|
Resumo
|
Camila Secco Libardi, Lucia Martins Diniz, Carlos Musso, Bruna Anjos Badaró
|
Recebido em 17 de julho de 2019
Aceito em 31 de dezembro de 2019
Disponível na Internet em 10 de junho de 2020
Como citar este artigo: Libardi CS, Diniz LM, Musso C, Badaró BA. ASIA case after injection of liquid silicone. An Bras Dermatol. 2020;95:542–4.
|
Correspondência
|
Titulo do Artigo
|
Autor(es)
|
|
Anna Carolina Miola, Hélio Amante Miot, Luis Fernando Figueiredo Kopke
|
|
|
Sandro Simão Corrêa Filho
|
|
|
Airá Novello Vilar, Arthur César Farah Ferreira
|
|
|
Francisco Macedo Paschoal
|
|