Páginas 615-617 (01 Setembro 2019)
Páginas 615-617 (01 Setembro 2019)
Qual o seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico. Lesões nodulares ulceradas, disseminadas
Paulo Henrique Teixeira Martinsa,b,
phenriquemartins0@gmail.com

, Gabriela Dallagnesea,b, Laura Luzzattoa,b, Manuela Lima Dantasa,b
a Departamento de Dermatologia, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
b Departamento de Dermatologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil

Resume

A histiocitose de células de Langerhans é uma doença proliferativa clonal rara, caracterizada pela infiltração de um ou de múltiplos órgãos por histiócitos. Devido à diversidade de sinais e sintomas, o diagnóstico dessa doença é, muitas vezes, tardio. A incidência estimada em adultos é de um a dois casos por milhão, mas provavelmente a doença é subdiagnosticada nessa população. Apresentamos um caso de histiocitose de células de Langerhans disseminada. Destacamos aspectos mais característicos dessa doença rara e heterogênea que, comumente, apresenta‐se como um diagnóstico clínico desafiador.

Inflamação
Histiocitose
Neoplasias
Relato do caso

Paciente do sexo feminino, 63 anos de idade, referia manchas avermelhadas pruriginosas e difusas pelo corpo com cerca de seis meses de evolução. Apresentava exames laboratoriais externos com plaquetopenia e anemia e anatomatopatológico sugerindo farmacodermia. Ao exame físico, apresentava múltiplas lesões papulonodulares violáceas por vezes com ulcerações e crostas em extremidades e manchas eritematosas rendilhadas em abdome (figs. 1 e 2). Realizou‐se biópsia cutânea. O exame anatomopatológico evidenciou infiltrado histiocítico em derme papilar e reticular, formando agregados de células de tamanho intermediário, com citoplasma claro e abundante, núcleos por vezes clivados e com pseudofendas (fig. 3). A imuno‐histoquímica demonstrou imunorreatividade para S100, CD1a e langerina, sugerindo, em conjunto com anatomopatológico e história clínica, histiocitose de células de Langerhans (HCL) (fig. 4). A paciente iniciou quimioterapia sistêmica com vimblastina associada à prednisona. Devido à pouca resposta após três ciclos, o tratamento foi substituído por citarabina. A paciente evoluiu com quadro de insuficiência respiratória aguda por provável sepse de foco pulmonar, vindo a óbito.

Úlcera com crosta central, membro inferior esquerdo.

Lesão nodular em membro inferior direito.

Histopatologia - coloração com Hematoxilina & eosina, 40x.

Imuno‐histoquímica – CD1a.

A HCL é uma doença rara e heterogênea. Com a recente descoberta da mutação BRAF‐V600E em uma alta prevalência das HCL (50%?60%), a doença foi reconhecida como neoplásica com marcada inflamação.1,2 Alguns estudos atuais sugerem uma correlação clínica entre a presença da mutação e a recorrência e gravidade da doença.3 Há uma divisão atual em HCL localizada e disseminada. As manifestações clínicas variam muito devido às diferenças entre a idade de início, a taxa de proliferação das células de Langerhans e os tecidos e órgãos envolvidos. O envolvimento ósseo é a forma de apresentação mais comum, tanto no adulto quanto na criança. As erupções cutâneas dessa doença no adulto podem simular outras dermatoses comuns como dermatite seborreia e eczema atópico.4,5 No caso em questão, as lesões eritematosas disseminadas difusas suscitaram inicialmente um diagnóstico clínico de farmacodermia. As lesões cutâneas estão em 40% dos casos associadas à doença multissistêmica; assim, sua presença deve motivar investigação de outros órgãos envolvidos.6 O diagnóstico requer alto grau de suspeição e depende dos achados clínicos e radiológicos associados à histopatologia e à imuno‐histoquímica.4 O padrão‐ouro é a presença da partícula de Birbeck, grânulos presentes no citoplasma das células de Langerhans, na microscopia eletrônica. A principal manifestação imuno‐histoquímica é a presença das proteínas S‐100 e CD1a(+).6,7 O tratamento deve ser individualizado, considerando os órgãos afetados, a extensão da doença e a faixa etária acometida.7 Na doença localizada, como opções terapêuticas estão cirurgia, corticoterapia intralesional, radioterapia local. Quando há doença multissistêmica ou envolvimento de órgãos de risco (baço, fígado, medula óssea e pulmão), está indicada quimioterapia (vimblastina e prednisolona, citarabina, entre outros).2,6 Inibidores de BRAF como vemurafenibe são novas opções terapêuticas.2 Apesar da melhora na sobrevida devido à terapia, a morbidade continua alta para pacientes com HCL, e sequelas permanentes são observadas em cerca de 20%?30% dos pacientes.8 É necessário concentrar o tratamento dessa condição em centros especializados, pois o tratamento deve ser multidisciplinar.3,7

Paulo Henrique Teixeira Martins: Análise estatística; aprovação da versão final do manuscrito; concepção e planejamento do estudo; elaboração e redação do manuscrito; obtenção, análise e interpretação dos dados; participação efetiva na orientação da pesquisa; participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Gabriela Dallagnese: Elaboração e redação do manuscrito; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Laura Luzzatto: Participação efetiva na orientação da pesquisa.

Manuela Lima Dantas: Elaboração e redação do manuscrito; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Agradecimentos

Aos preceptores do serviço, à paciente e aos seus familiares.

C.E. Allen, M. Merad, K.L. McClain.
Langerhans‐Cell Histiocytosis.
N Engl J Med, 379 (2018), pp. 856-868
M.V. Hegemann, S. Schreml.
Multisystemic Langerhans cell histiocytosis in an adult.
JAAD Case Rep., 3 (2017 Mar 27), pp. 162-164
B. Ng-Cheng-Hin, C. O’Hanlon-Brown, C. Alifrangis, J. Waxman.
Langerhans cell histiocytosis: old disease new treatment; QJM., 104 (2011), pp. 89-96
J. Haroche, F. Cohen-Aubart, B.J. Rollins, J. Donadieu, F. Charlotte, A. Idbaih, et al.
Histiocytoses: emerging neoplasia behind inflammation. BRAF Mutation Correlates With High‐Risk Langerhans Cell Histiocytosis and Increased Resistance to First‐Line Therapy.
Lancet Oncol., 18 (2017), pp. e113-e125
S. Héritier, J.F. Emile, M.A. Barkaoui, C. Thomas, S. Fraitag, S. Boudjemaa, et al.
J Clin Oncol., 34 (2016), pp. 3023-3030
M.D. de Brito, É. Martins, J. Andrade, J. Guimarães, J. Mariz.
Adulthood Langerhans cell histiocytosis: experience of two Portuguese Hospital Acta Med Port., 27 (2014), pp. 726-730
C. Lian, Y. Lu, S. Shen.
Langerhans cell histiocytosis in adults: a case report and review of the literature.
Oncotarget., 7 (2016), pp. 18678-18683
C. Rigaud, M.A. Barkaoui, C. Thomas, Y. Bertrand, A. Lambilliotte, J. Miron, et al.
Langerhans cell histiocytosis: therapeutic strategy and outcome in a 30‐year nationwide cohort of 1478 patients under 18 years of age.
Br J Haematol., 174 (2016), pp. 887-898

Como citar este artigo: Martins PH, Dantas ML, Dallagnese G, Luzzatto L. Case for diagnosis. Diffuse ulcerated nodular lesions. An Bras Dermatol. 2019;94:615–7.

Trabalho realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, Porto Alegre, RS, Brasil.